Famílias têm momento de aprendizagem e valorização do brincar em culminância do Projeto Criançando
Evento marcou encerramento de atividades pedagógicas realizadas com crianças do 1º ano EF no primeiro semestre letivo
Mais do que simplesmente apresentar relatórios de aprendizagens, a equipe pedagógica do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira programou um momento especial para as famílias dos alunos na culminância do Projeto Criançando, no último dia 2. A ideia foi dar uma mostra de como se desenvolve o estímulo às aprendizagens no cotidiano da escola, sem deixar de valorizar a cultura da infância, em um encontro repleto de afeto e interação. Para tanto, os papais, mamães, irmãozinhos mais velhos, avós e outros familiares foram convidados a experimentar alguns momentos lúdicos, com muita arte, música e, claro, brincadeiras.
“Durante o primeiro semestre, desenvolvemos o Projeto Criançando, com foco na valorização da cultura do brincar. Por meio de diversas atividades, as crianças tiveram a oportunidade de pesquisar, criar, recriar, experimentar e reinventar suas experiências. Brincando, elas puderam ressignificar situações, enfrentar desafios, resolver conflitos, levantar hipóteses, elaborar estratégias e desenvolver tanto o raciocínio quanto a criatividade”, explicou a coordenadora pedagógica, professora Adriana Novis.

EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS

As atividades foram realizadas em espaços diferentes: no Pátio Aquarela, a equipe da Formação Cristã ficou à frente do momento de acolhimento e espiritualidade, sempre com muita música e ludicidade que encanta os pequenos estudantes. A programação seguiu, no Espaço Criançando, com oficinas de confecção de botão vai-e-vem, brincadeiras contadas e de artes coletivas. Ao final, as famílias puderam visitar a exposição de arte e mostra de alguns trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto interdisciplinar realizado nas primeiras duas unidades letivas. “Uma manhã especial, repleta de experiências significativas, na qual crianças e familiares participaram juntos das oficinas brincantes, em uma verdadeira celebração da importância do brincar e da riqueza da cultura da infância”, frisou a equipe pedagógica.

A mamãe Jéssica Barros gostou muito do momento especial com o filho. “Esses projetos que a escola faz sempre me encantam. Foi um resgate à infância para nós, adultos, e dessa vez melhor ainda, porque foi com nossos pequenos em momentos tão importantes para a gente e para eles”, disse. “Percebo que Mauricinho tem se desenvolvido muito! De fato, percebemos que cada etapa do processo de aprendizagem é importante sempre com ele demonstrando muito envolvimento, e isso se reflete no dia a dia”, completou ela que também é mãe de Pedro Henrique, aluno do 6º ano EF.
Veja mais fotos desse momento tão especial!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
09.09.26
EDUCAÇÃO BILÍNGUE – Estudantes desenvolvem roteiro em inglês em aprendizagens sobre fábulas
Gênero literário foi tema dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Redação na segunda unidade letiva
-
09.09.26
Ex-alunas vieirenses, Natália Boere, Ana Paula Bouzas e Anne Louise são destaque no cenário cênico-musical
Elas cativam o público e brilham, respectivamente, nos espetáculos "Me conte uma história"; "Moraes Musical Moreira" e até em eventos com Madonna
-
08.09.26
Núcleos estudantis do Vieira alertam para consumismo em tempos de influenciadores digitais
Reportagem sobre tema foi publicada na edição 2026 da revista VIEIRA+ e divulgada pela Rede Jesuíta de Educação
-
08.09.26
Fórum Naic celebra história da Ciência e protagonismo estudantil
Evento reuniu estudantes e ex-alunos em palestras sobre ciência, tecnologia, juventude e papel das mulheres na produção do conhecimento