Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
Queridos irmãos, queridas irmãs.
Enquanto celebramos a Páscoa do Senhor, nos despedimos do Papa Francisco que fez a sua páscoa nesta manhã do dia 21 de abril de 2025. Permaneçamos unidos na oração, agradecendo a Deus por tanto bem que recebemos do seu pontificado.
À continuação de seus predecessores, o Papa Francisco nos deixou profundo exemplo de paz, reconciliação e humildade. Algumas de suas palavras e gestos nos acompanharão por muitas gerações: pediu que rezássemos por ele, renunciou a muitos privilégios, animou os padres a terem cheiro de ovelhas, lavou os pés de presidiários, refugiados e mulheres, ajudou-nos a viver uma Igreja sinodal e em saída, promoveu a vida da juventude e a Amazônia, convocou a todos para viver uma ecologia integral e cuidar da Casa Comum, convidou-nos a insistir na oração, afirmou que o Espírito atua em todos os batizados e todos de boa-fé, destacou que todos devem ser escutados, dialogou com diversas religiões e afirmou que o chamado de Deus é para todos, todos, todos.
Ao tempo de sua eleição, ficamos muito surpresos: um Papa Jesuíta! Bergoglio! Um latino-americano! E ele não deixou de nos surpreender ao longo dos doze anos que liderou a Igreja de Cristo. Viveu de forma coerente ao nome que escolheu e honrou o santo irmão dos pobres, da água, da terra, do sol, da lua, da morte natural. Atualizou para nós o legado de São Francisco. Lembrou-nos como é importante louvar o Criador por todas as coisas e em todo tempo. E nós, que vivemos a espiritualidade inaciana, reconhecemos também nisso a sua profunda vivência dos Exercícios Espirituais. Seu papado foi uma inteira contemplação ad amorem e ele foi fiel ao buscar e encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus.
Francisco manifestou o seu carinho por todas as pessoas e por toda a criação. E nós, brasileiros, experimentamos também muitas vezes seus gestos de atenção. Lembramos com o coração agradecido que a sua primeira viagem apostólica foi ao Brasil, para a realização da Jornada Mundial da Juventude 2013, que nos deixou como legado o Magis Brasil.
Guardaremos com alegria a sua vida, Francisco. Vamos nos empenhar para viver fiéis ao Cristo para o qual você sempre apontou, o Cristo das Escrituras, que se coloca ao lado dos mais pobres e vulneráveis, que defende o órfão e a viúva, que dá a vida em resgate por muitos. Continuaremos a viver este ano jubilar com renovada esperança, que não confunde pois está fundada no Ressuscitado.
Irmãs e irmãos, companheiras e companheiros de Jesus, rezemos com confiança, louvando a Deus pela vida do Papa Franciso, e peçamos a luz do Espírito para que a Igreja continue a crescer no seguimento do Cristo, pobre e humilde.
Que a alegria do Ressuscitado seja sempre a nossa esperança.
Em Cristo.
Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial da Companhia de Jesus no Brasil
Confira também o vídeo com a mensagem do Superior-Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa SJ.
Fonte: Portal Jesuítas Brasil.
Leia também
-
22.12.25
Vieira entra em recesso natalino. Atividades serão retomadas no dia 5. Confira mensagem de fim de ano letivo do diretor da Rede Jesuíta de Educação
Colégio baiano faz parte da RJE, integrada por 17 unidades educativas no Brasil
-
19.12.25
Estudantes e famílias do Vieira celebram conclusão do Ensino Médio com missa e solenidade
Eventos reuniram pela primeira vez as turmas dos turnos diurno e noturno
-
19.12.25
Comitê Étnico-racial do Vieira avança nos propósitos de uma educação antirracista
Formações entre integrantes ampliam repertório para assessoramento das atividades junto aos estudantes e demais integrantes da comunidade escolar
- 18.12.25 Pastoralistas e orientadores educacionais do Vieira participam do II Encontro de Educadores Católicos