09.04.24

Mensagens de gratidão e renovação da esperança marcam Missa de Páscoa dos Colaboradores

Celebração no Santuário Nossa Senhora de Fátima reuniu trabalhadores de todos os setores do Colégio Antônio Vieira

Na Oitava de Páscoa, no último sábado (6), foi realizada a Missa de Páscoa dos Colaboradores do Colégio Antônio Vieira, reunindo trabalhadores do colégio de todos os setores. A celebração também foi um marco de renovação da fé e do compromisso da equipe vieirense por uma educação que se inspira nos ensinamentos de Jesus. O significado da Páscoa para os cristãos, a partir da Ressurreição, foi encenado por colaboradores no altar no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Os trabalhadores também participaram da missa com leituras do Evangelho e preces.

Colaboradores fizeram encenação de momentos da Páscoa para os cristãos

Os colaboradores do Vieira fizeram-se presentes desde a Procissão de Entrada no santuário, trazendo a imagem de um cristo negro crucificado (foto no topo) , também reafirmando, assim, a importância de uma educação antirracista. Na oportunidade, o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do colégio (Sorpa) conduziu os cânticos e enfatizou que o Período Pascal para os católicos vai desde o Domingo da Ressurreição ou Domingo de Páscoa, passando oito dias depois pela Oitava de Páscoa, no sábado seguinte, e indo até o Domingo de Pentecostes, quando se apaga o Círio Pascal.

Prof. Sérgio Silveira: ensinamentos de um novo olhar após a Ressurreição

“Que nós possamos sair da celebração de hoje com um coração renovado, de fato, de alegrias, de esperanças, mas, acima de tudo, de gratidão. Gratidão porque esse Deus que se encarnou por nós e que deu a vida por nós, tendo vindo nos ensinar como fazer isso a cada dia uns pelos outros, morrendo naquilo que não nos enobrece, nossos orgulhos, nossas vaidades, nossas disputas, nossas injustiças, para ressurgir, a cada instante, para a comum união, para a comunidade, para repartir o pão, para acreditar juntos em projetos que são, de fato, para os outros. Que nesse Período Pascal possamos celebrar com o coração aberto e desejosos de deixar que esse mesmo Deus que ressuscitou, ressuscite e renasça em nossos corações”, disse o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira.

Trabalhadores de todos os setores do Vieira assistiram à missa no Santuário

ESPERANÇAR

Os votos do diretor-geral ocorreram pouco antes do início da liturgia, conduzida pelo padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do colégio e também integrante do Conselho Diretivo. O padre enfatizou os ensinamentos da Páscoa para os dias atuais. “Temos muitas experiências de ressurreição em nosso cotidiano, mas muitas vezes o nosso olhar, o nosso coração, está fechado, escurecido em meio às trevas, pois nosso olhar está sempre voltado para nós mesmos ou para os fatos do mundo, os problemas. Mas, quando ampliamos o nosso olhar para um olhar de esperança, então as perspectivas se abrem”, disse, completando: “Temos no Tempo Pascal, portanto, a renovação da esperança. Um tempo de estar esperançando, e não de ficar esperando as coisas acontecerem”.

Padre Emmanuel, SJ, afirmou que o Tempo Pascal é tempo de esperançar

Ao final, o padre convidou os fiéis para a consagração das preces à Nossa Senhora de Fátima, padroeira do colégio. “Que nesta Páscoa possamos renovar nossa esperança e nossa missão por uma educação voltada para formar homens e mulheres para o bem, para e com os demais, para um mundo cheio de amizade fraterna e amizade social”, concluiu, referindo-se ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O clima de fraternidade e esperança nos propósitos da missão educativa jesuíta marcou, em seguida, o momento de confraternização no Restaurante Mestre Cuca, situado no colégio.

Diretor acadêmico, Prof. Anderson Rafael (ao centro) também confraternizou com colaboradores

VOTOS RENOVADOS

“Foi um momento muito importante, de renascimento, de perdão, de renovação de nossos propósitos, e é fundamental estarmos juntos, pois somos um grupo que convive diariamente, que trabalha junto, e que pode também fazer, junto, essas reflexões”, declarou a colaboradora Augustinéa Cortial, da equipe do Maker. “Um momento de suma importância, pois assim como a Páscoa, a Ressurreição, renovamos os nossos votos também em relação à nossa prática, o nosso fazer, o nosso dia a dia. Então, o cuidado, o olhar, essa celebração, esse momento é muito importante para tudo isso, para renovar a nossa forma espiritual, renovar nossa energia e nossa fé para continuarmos em frente”, completou o colega Robson Dias, da Biblioteca.

Augustinéa, Robson, Lucinalva e Josival falaram sobre o momento especial

Colaboradora do Setor Pedagógico (Secop) no Vieirinha, Lucinalva Rebouças destacou o diferencial de trabalhar em uma escola confessional católica jesuíta. “É uma escola com a vivência na fé, que busca sempre promover esse momento de aprofundamento, de integração, sobretudo na Páscoa, que simboliza vida nova. Um importante momento que nos permite trocar ideias, ao mesmo tempo em que fortalecemos a nossa fé, buscando também atuar com profissionalismo, mas a partir de uma formação integral humana”, declarou.

“É muito legal essa confraternização que reverbera até no momento do trabalho, promovendo ainda mais união entre os colaboradores do Vieira no dia a dia, em se busca olhar mais para o outro, de uma forma mais leve”, concluiu Josival Santana, do Setor de Manutenção. Veja mais fotos na galeria!

Fotos: Secom/CAV.