Mensagem de assistente espiritual marca abertura oficial do Ano Inaciano no Vieira
Entenda porque o Colégio e outras instituições jesuítas em todo o mundo celebram os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola

Por: Pe. Emmanuel Araújo, SJ
No dia 19 de maio de 1521, um cavaleiro chegou a Pamplona com um grupo de homens para defender a fortaleza de uma cidade que já havia se rendido às tropas francesas, cujo poderio militar era muito maior do que o dos defensores. Este cavaleiro chamava-se Iñigo de Loyola, e recusou-se a entregar a fortaleza. Os combatentes a defenderam até que seu líder foi atingido na perna por uma bala de canhão. Após sua queda, a guarnição se rendeu aos inimigos e Iñigo iniciou uma admirável jornada interior, em que foi, passo a passo, rendendo-se a Deus e vivendo uma aventura humana e espiritual, que o transformou em um homem novo. Foi no dia 20 de maio de 1521 que, ferido em combate, abriu-se o caminho de seu processo de conversão.
O Ano Inaciano, a ser vivido por todos nós entre os dias 20 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022, celebra os 500 anos da conversão de Santo Inácio e, dentro desse ano, no dia 12 de março, celebraremos os 400 anos de sua canonização. Somos chamados nesse tempo a aprofundar nossa experiência do “conhecimento íntimo do Senhor que por nós se fez homem”, como pede Inácio nos Exercícios Espirituais, para, assim, configurarmos cada vez mais os nossos corações ao Coração de Jesus e buscarmos, a cada dia, a conversão que nos faz livres para mais amar e servir.
Depois de seu ferimento em Pamplona e de passar longo tempo se recuperando no Castelo de Loyola, onde se desencadeou sua experiência de encontro profundo com o Senhor, Santo Inácio viveu um tempo intenso de oração e penitência na gruta de Manresa. Ali, às margens do Rio Cardoner, ele tem uma experiência que marca definitivamente a sua vida. Ele diz na autobiografia que, nessa experiência de Deus, teve uma grande compreensão de todas as coisas, com uma “iluminação tão grande que todas elas lhe pareciam novas” e que, depois dessa experiência, parecia ser outro homem. Durante toda a sua vida, ele fará referência a esse dia no Cardoner.
VER NOVAS TODAS AS COISAS
O Ano Inaciano tem como lema “Ver novas todas as coisas em Cristo”. Nesse tempo, somos chamados a viver uma jornada de conversão, seguindo os passos de Inácio. Assim, o foco da experiência desse ano é a pessoa de Jesus. A experiência de Inácio é motivadora, para buscarmos um encontro renovado com o Senhor, porque “se alguém está em Cristo é nova criatura” (2Cor 5,17). E assim, renovados nele, poderemos sempre ver novas todas as coisas.
Desse modo, como discípulos-missionários e discípulas missionárias do Senhor da Vida, poderemos também colaborar sempre mais na missão de trazer vida nova para toda a humanidade, nesse momento histórico tão desafiador que estamos vivendo. Que o Ano Inaciano seja um tempo de graça e conversão para todos e todas; que seja um tempo de crescimento na aventura diária de buscar e encontrar a Deus em todas as coisas, para mais amar e servir, inspirados pelas Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus.

O VIEIRA E SANTO INÁCIO
Com mais de um século de história, o Colégio Antônio Vieira é uma das instituições de ensino fincadas nos princípios da Pedagogia Inaciana difundida pela Companhia de Jesus – ordem religiosa fundada na Europa, em 1540, por Santo Inácio de Loyola. Calcada em uma formação essencialmente humanística e voltada para responder os desafios contemporâneos, a chamada educação jesuíta faz-se presente atualmente em mais de 850 escolas em todo o mundo.
No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) é integrada por 17 colégios, distribuídos em nove estados, sendo o Vieira o único em atuação na Bahia. A proposta educativa diferenciada consolida o Colégio como modelo da vanguarda de metodologias de aprendizagens, a partir de uma formação integral do aluno enquanto cidadão global, partindo de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que é sempre ressignificado para o tempo presente.
Clique aqui e confira a agenda do Ano Inaciano no Vieira e em outras instituições jesuítas no Brasil.
Leia também
-
18.09.25
ARTIGO – Capacitismo: o preconceito estrutural que gera barreiras, alerta Luca Andrade
Integrante do Naic, estudante do Vieira aborda atitudes equivocadas em relação às pessoas com deficiência
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área