Cerca de 300 estudantes do Vieira afirmam iniciação cristã em sacramentos da Crisma e 1ª Eucaristia
Celebrações especiais foram realizadas em outubro e no início deste mês de novembro
A equipe de Formação Cristã do Colégio Antônio Vieira celebrou, no mês de outubro e no último dia 1º de novembro, os sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma para 294 crianças, pré-adolescentes e jovens que tiveram encontros de catequese durante o ano. Foram 183 catequisandos da Eucaristia e outros 111 da Crisma, seguindo os passos formativos da iniciação cristã na Igreja Católica. As missas especiais foram realizadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima, com a presença de integrantes do Conselho Diretivo do colégio.

“No caso da Primeira Eucaristia, outubro é dedicado às missões na Igreja e que nos convida a celebrar grandes devotos da fé: Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora Aparecida e agora também de São Carlo Acutis, que também foi um jovem estudante de escola jesuíta”, ressaltou o coordenador da Formação Cristã, professor João Ramiro. As celebrações no mês, envolvendo principalmente estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), foram realizadas nos dias 1º, 8, 22 e 29, em momento singular de crescimento e compromisso de fé, compartilhado com as famílias dos catequisandos, em missas celebradas pelo padre Emmanuel Araújo SJ, que é assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário.
Já em novembro, no dia 1º, em pleno Dia de Todos os Santos, foi celebrada a Crisma, com estudantes e familiares do 9º ano do Ensino Fundamental (EF), em missa também no Santuário, celebrada por Dom Marco Eugênio Galrão Almeida, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador – tendo como concelebrante o padre Emmanuel SJ. Durante as afirmações de ambos os sacramentos, os padres enfatizaram a importância da espiritualidade na formação das crianças e jovens diante dos desafios do mundo contemporâneo, reafirmando o importante papel das famílias nesse sentido, em parceria com a Igreja e a escola.

SACRAMENTOS
A Primeira Eucaristia e a Crisma completam, junto com o Batismo, os três sacramentos da iniciação cristã. Ao todo, são sete sacramentos previstos pelo católicos, seguindo com Penitência (ou Reconciliação), Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. Eles são considerados pelo católicos sinais da graça invisível e teriam sido instituídos por Jesus para marcar diferentes fases da vida cristã e comunicar a graça divina aos fiéis.
“Foi muito bonito ver como as celebrações deste ano expressaram o amadurecimento da fé dos nossos estudantes e famílias”, afirmou o professor João Ramiro. “A coincidência da Crisma com o Dia de Todos os Santos também trouxe um significado especial, lembrando-nos da vocação à santidade que todos somos chamados a viver”, concluiu.
Veja mais fotos das celebrações!
Fotos: Phótons
Leia também
- 21.08.26 Osba faz homenagem ao compositor espanhol Manuel de Falla em concerto no Santuário N. Sra. de Fátima
-
21.08.26
REVIEIRA - Antigos alunos celebram 25 anos da turma em encontro especial no Candyall Gueto Square
Esperado com grande expectativa, evento foi marcado pelos sentimentos de saudade e gratidão pela formação que os une
-
20.08.26
Coral de Adultos do Vieira participa do III Festival Internacional de Corais em Salvador
Grupo ainda levou solidariedade este mês em ação na Hemoba
-
20.08.26
'Disciplina é liberdade'. Veja o que diz o psicólogo Alessandro Marimpietri sobre educar com limites
Reportagem sobre o tema foi publicada na edição 2026 da revista VIEIRA+, do Colégio Antônio Vieira