Mensagem da Rede Jesuíta de Educação para o Dia dos Professores
Homenagem é inspirada em obra do educador e escritor Rubem Alves

Rubens Alves, em ‘Concertos para corpo e alma’, afirma que o “educador é um criador de mundos”, que sonha o sonho dos deuses, e que sai pelo mundo falando de seus sonhos. Esse pedagogo e poeta faz memória de uma flor do campo, uma bola de sementes brancas que, ao ser soprada, se espalha e enche os campos de sementes que voam “para irem nascer lá longe, onde o vento as levou”. Ele compara essa flor ao educador – “uma bola de sementes-palavras onde se encontra o sonho que ele deseja plantar” (1998, p. 145).
Assim é o professor que, como o educador refletido no poema de Rubem Alves, espalha saber e sabor por onde passa. E não recolhe o que lançou. Não vê os frutos que plantou. Não sabe dos ensinamentos que deixou no coração daqueles que lhe foram confiados.
Ser professor é profissão de fé. Todos os dias, acorda cedo e inicia uma rotina desafiadora, mas de profundo encantamento. Mantém em sua bagagem saberes e conhecimentos diversos, das ciências, das artes, das sociedades, das linguagens, das tecnologias. Ao mesmo tempo, precisa conhecer as principais referências pedagógicas, e as relacionadas ao mundo de seus estudantes. Disposição, ânimo, alegria e amor são, mais do que qualquer outra profissão, requisitos de sua atuação.
Não se faz educação sem os professores! Embora seus variados papéis estejam sempre sendo estudados e enunciados pelas diversas teorias da educação, e tenham se modificado com o passar dos anos, seus conhecimentos e sua experiência presentes na realidade de uma sala de aula são imprescindíveis e insubstituíveis. Nesse sentido, a sala de aula constitui-se no coração pulsante da escola, onde há verdadeiramente vida, e é na relação estabelecida entre os principais sujeitos desse espaço – o professor e seus estudantes – que acontece o sonho a ser plantado.
Na Pedagogia Inaciana, essa relação tem destaque, pois é especialmente na interação do professor “com os alunos no processo de ensino-aprendizagem que se podem alcançar as metas e objetivos educativos da Companhia.” (2015, p. 173)2.
No dia 15 de outubro, comemora-se o Dia dos Professores. Um dia dentre tantos ao longo dos meses do ano letivo, período de tanta intensidade e variabilidade, com emoções e cansaços, desafios e vitórias.
O que podemos desejar aos professores nessa data? Ânimo, coragem, sabedoria. O que devemos dizer aos professores nessa data? Gratidão! Que seus sonhos sejam muitos e grandes, e que se espalhem e voem para além do que se possa imaginar.
Rede Jesuíta de Educação Básica
Leia também
- 14.07.25 Vieira sedia esta semana primeira edição presencial do Simpósio de Espiritualidade Inaciana. Últimas vagas!
-
11.07.25
Diversão e aprendizagens marcam primeira Colônia de Férias do Vieira no Sítio Loyola
Edição inaugural foi desenvolvida durante três dias do recesso após primeiro semestre letivo
-
10.07.25
Alunos do Vieira vão doar tampinhas plásticas para reciclagem e castração de animais de rua
Ação, lançada no colégio neste início de segundo semestre letivo, estimula reciclagem e cuidado com animais de rua
-
10.07.25
Sarau da Avla com colaboradores marca interação entre equipe do Vieira e estudantes
Momento é recordado na volta às aulas em meio à receptividade aos alunos após recesso junino