Máscaras representam proteção mas também amor e arte em aulas do Vieira
Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental usam utensílios para expressar aprendizagem em duas disciplinas

É verdade que nunca se falou tanto em máscaras como agora. Mas, se atualmente elas parecem ser associadas apenas à proteção, historicamente, as máscaras sempre estiveram presentes na sociedade em contextos variados. No Colégio Antônio Vieira, onde o projeto pedagógico está sempre sendo ressignificado para o tempo presente, o tema logo tomou conta das salas de aula este ano, sobretudo, para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (EF). Como parte de um projeto envolvendo a atuação conjunta dos professores de Arte e Ensino Religioso, os estudantes da série foram estimulados a usar o utensílio para se expressarem sobre temas refletidos e dialogados nas aprendizagens sobre linguagens artísticas e culturas diversas.
“As aprendizes possibilitadas pela codocência convergem na tão desejada educação multirreferencial. As disciplinas se entrelaçam e se imbricam em um diálogo no qual não há produção do conhecimento unilateral”, diz a coordenadora pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), professora Andréa Oliveira. “E isso de forma muito potente!”, ressalta.

O resultado do projeto “Um Olhar através das Máscaras” agradou muito a equipe das disciplinas – integrada pelos professores Alisson Rios, Jacinto Gomes, Livia Ayres e Roberval Vicente. “Mergulhados no universo das máscaras e de sua relevância na arte, cultura e religiões do mundo, através dos tempos, rituais sagrados de arte e beleza, os alunos e alunas produziram arte com significado, agregando sentidos aos trabalho, além de tecer relações entre as máscaras no tempo presente e sua utilização, numa relação direta com o cuidado consigo próprio e com o outro”, como destacaram no slide de apresentação.

EXPRESSÃO DE CONSCIÊNCIA
Os estudantes trabalharam os conhecimentos em dois temas: “A Arte das Máscaras” e “As Dimensões do Amor”. Na culminância do projeto, cada aluno fez a apresentação da sua máscara, incluindo um depoimento, em que também foi abordada a importância de sua utilização no contexto atual de cuidado com o outro, completando a frase “Ao usar a máscara, eu expresso amor à (o)…”
Vamos conferir alguns dos trabalhos?
Leia também
-
01.07.25
CASA COMUM – Abertas inscrições para curso de extensão on-line formativo para COP 30
Aulas visam aprofundamento em temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro em Belém
-
30.06.25
Colaboradores do Vieira têm treinamento sobre Lei Lucas e primeiros socorros
Ação demonstra atenção dada pelo colégio ao cuidado com a pessoa e ao cumprimento das normas legais
-
27.06.25
Forró do Trabalhador encerra festejos juninos no Vieira em clima de celebração e agradecimento
Evento promoveu confraternização dos colaboradores docentes e não-docentes do colégio
-
26.06.25
ARTIGO – Ruah e Direitos: aprendendo com o projeto, rezando com a vida
Integrante da equipe de Formação Cristã do Vieira, William Justa faz reflexão, relacionando Espírito Santo, fé e projeto interdisciplinar para jovens estudantes