Máscaras representam proteção mas também amor e arte em aulas do Vieira
Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental usam utensílios para expressar aprendizagem em duas disciplinas
É verdade que nunca se falou tanto em máscaras como agora. Mas, se atualmente elas parecem ser associadas apenas à proteção, historicamente, as máscaras sempre estiveram presentes na sociedade em contextos variados. No Colégio Antônio Vieira, onde o projeto pedagógico está sempre sendo ressignificado para o tempo presente, o tema logo tomou conta das salas de aula este ano, sobretudo, para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (EF). Como parte de um projeto envolvendo a atuação conjunta dos professores de Arte e Ensino Religioso, os estudantes da série foram estimulados a usar o utensílio para se expressarem sobre temas refletidos e dialogados nas aprendizagens sobre linguagens artísticas e culturas diversas.
“As aprendizes possibilitadas pela codocência convergem na tão desejada educação multirreferencial. As disciplinas se entrelaçam e se imbricam em um diálogo no qual não há produção do conhecimento unilateral”, diz a coordenadora pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), professora Andréa Oliveira. “E isso de forma muito potente!”, ressalta.

O resultado do projeto “Um Olhar através das Máscaras” agradou muito a equipe das disciplinas – integrada pelos professores Alisson Rios, Jacinto Gomes, Livia Ayres e Roberval Vicente. “Mergulhados no universo das máscaras e de sua relevância na arte, cultura e religiões do mundo, através dos tempos, rituais sagrados de arte e beleza, os alunos e alunas produziram arte com significado, agregando sentidos aos trabalho, além de tecer relações entre as máscaras no tempo presente e sua utilização, numa relação direta com o cuidado consigo próprio e com o outro”, como destacaram no slide de apresentação.

EXPRESSÃO DE CONSCIÊNCIA
Os estudantes trabalharam os conhecimentos em dois temas: “A Arte das Máscaras” e “As Dimensões do Amor”. Na culminância do projeto, cada aluno fez a apresentação da sua máscara, incluindo um depoimento, em que também foi abordada a importância de sua utilização no contexto atual de cuidado com o outro, completando a frase “Ao usar a máscara, eu expresso amor à (o)…”
Vamos conferir alguns dos trabalhos?
Leia também
-
24.10.25
Equipes do Vieira conquistam 30 medalhas em Brasília pela descoberta de 13 novos asteroides
Premiação foi concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Nasa
-
24.10.25
Alunos da RobotiCAV são finalistas do maior evento de robótica da América Latina
Após destaque na etapa regional, grupo marcou presença em Vitória (ES) na etapa nacional da OBR
-
23.10.25
Vieira é destaque no Jornal Hoje da Globo por aulas e palestras sobre educação digital
Colégio tem promovido ações para orientação de estudantes, também em parceria com o Ministério Público
-
23.10.25
Osba apresenta Nona Sinfonia de Mahler em concerto gratuito neste domingo em santuário no Vieira
Sob regência do maestro Carlos Prazeres, apresentação leva o título de ‘O Adeus em Música’ e terá início às 11h, com acesso a partir das 10h30