Máscaras representam proteção mas também amor e arte em aulas do Vieira
Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental usam utensílios para expressar aprendizagem em duas disciplinas

É verdade que nunca se falou tanto em máscaras como agora. Mas, se atualmente elas parecem ser associadas apenas à proteção, historicamente, as máscaras sempre estiveram presentes na sociedade em contextos variados. No Colégio Antônio Vieira, onde o projeto pedagógico está sempre sendo ressignificado para o tempo presente, o tema logo tomou conta das salas de aula este ano, sobretudo, para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (EF). Como parte de um projeto envolvendo a atuação conjunta dos professores de Arte e Ensino Religioso, os estudantes da série foram estimulados a usar o utensílio para se expressarem sobre temas refletidos e dialogados nas aprendizagens sobre linguagens artísticas e culturas diversas.
“As aprendizes possibilitadas pela codocência convergem na tão desejada educação multirreferencial. As disciplinas se entrelaçam e se imbricam em um diálogo no qual não há produção do conhecimento unilateral”, diz a coordenadora pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), professora Andréa Oliveira. “E isso de forma muito potente!”, ressalta.

O resultado do projeto “Um Olhar através das Máscaras” agradou muito a equipe das disciplinas – integrada pelos professores Alisson Rios, Jacinto Gomes, Livia Ayres e Roberval Vicente. “Mergulhados no universo das máscaras e de sua relevância na arte, cultura e religiões do mundo, através dos tempos, rituais sagrados de arte e beleza, os alunos e alunas produziram arte com significado, agregando sentidos aos trabalho, além de tecer relações entre as máscaras no tempo presente e sua utilização, numa relação direta com o cuidado consigo próprio e com o outro”, como destacaram no slide de apresentação.

EXPRESSÃO DE CONSCIÊNCIA
Os estudantes trabalharam os conhecimentos em dois temas: “A Arte das Máscaras” e “As Dimensões do Amor”. Na culminância do projeto, cada aluno fez a apresentação da sua máscara, incluindo um depoimento, em que também foi abordada a importância de sua utilização no contexto atual de cuidado com o outro, completando a frase “Ao usar a máscara, eu expresso amor à (o)…”
Vamos conferir alguns dos trabalhos?
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica