Mão na massa: estudantes do Vieira desenvolvem projetos de combate ao bullying
Atividades das aulas de Tecmaker integram conjunto de ações para aprendizagem e reflexão sobre o tema

Tratar questões sensíveis, como o bullying e seus impactos para os jovens, de uma forma leve e do jeito que eles bem gostam: elaborando projetos que revelam não só as novas aprendizagens, mas toda a criatividade da turminha. O tema “Bullying e Questões de Autoimagem” está sendo tratado, por exemplo, nas aulas de TecMaker (cultura mão na massa) dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. Este mês, os alunos apresentaram os projetos que propõem à sociedade ações de conscientização que, para eles, podem ser bem assertivas junto ao público adolescente, como eles.
A criatividade dos estudantes já ficou evidente ainda na fase de apresentação das propostas. Foram usados recursos diversos, como cartazes, vídeos, desenhos, músicas, poemas, em uma espécie de sarau que já se tornou especialmente atraente para os colegas de sala. As apresentações foram realizadas na semana de 9 a 12 de maio, tanto para os estudantes do turno matutino quanto do vespertino.

As ações educativas que tratam do combate ao bullying, promovendo reflexões de crianças e adolescentes sobre o tema, alinham-se ao previsto pelo Projeto Político-Pedagógico do Vieira (PPP). A questão é tratada na escola desde o 1º ano do Ensino Fundamental (EF), com livros infantis, atividades e dinâmicas em sala de aula, filmes, vídeos, ações recreativas e esportivas, além de palestras com especialistas que também abrangem o tema do ciberbullying e o uso ético das redes sociais na internet.
“São muito importantes as discussões na escola sobre o combate ao bullying, uma prática que, infelizmente, ainda existe em todos os âmbitos sociais, e a compreensão, em geral, é quase sempre muito rasa. Com as atividades, os alunos compreendem o problema, as causas, os tipos, as consequências, assim como as implicações previstas em lei. É importante salientar também que eles conseguem discutir ações eficientes de estratégias que ajudem a combater estas situações, desenvolvendo uma cultura de inovação”, explica a articuladora do TecMaker do Vieira, Augustinéa Cortial.
Vamos ver mais algumas fotos das atividades no TecMaker?
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
20.03.25
Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio
Em solenidade marcada pela emoção, foram entregues as obras de requalificação do espaço para melhor atender aos estudantes nos dias atuais
-
20.03.25
Orientadora educacional dá dicas sobre rotina de estudos para estudantes e famílias
Psicopedagoga e mestra em Gestão Educacional, Profa. Camila Portugal atua na 2ª série EM no Colégio Antônio Vieira
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado
-
18.03.25
Patrono da educação pública, ex-aluno Anísio Teixeira é homenageado no aniversário do Vieira
Como parte das atividades celebrativas pelos 114 anos, colégio produziu curta-metragem sobre um momento histórico do então estudante Anísio