16.10.17

‘Manhã sustentável’ encerra a programação da Semana Verde

A iniciativa marcou a culminância do projeto “Somos o Amanhã”, do 2º ano EF

‘Manhã sustentável’ encerra a programação da Semana Verde

As famílias do 2º ano EF viveram uma experiência única ligada à sustentabilidade. Após a abertura, ocorrida no Ginásio de Esportes, que contou com a presença de todas as turmas e uma apresentação teatral, diversas oficinas foram realizadas nas dependências do Vieirinha e mobilizaram pais e filhos na chamada “Manhã Sustentável”, que marcou a culminância do projeto “Somos o Amanhã”, realizado no dia 30 de setembro. A iniciativa contemplou as diversas ações da Semana Verde do Vieira.

Segundo a coordenadora pedagógica do 2º ano EF, prof.ª Alice Machado, a edição de 2017 do projeto “Somos o Amanhã” se destacou pelo grande engajamento das famílias. “Esse é um projeto já consolidado, que desenvolve um trabalho ambiental voltado a despertar importantes reflexões. Não se trata de pensar o meio ambiente em uma perspectiva macro, mas sim de fazer com que os alunos consigam colocar tudo em prática nos lugares do seu convívio, trazendo valores como o respeito e pensando sempre no consumo consciente”, afirmou ela.

Durante as oficinas, pais e filhos puderam utilizar brinquedos feitos com materiais reaproveitados, fazer artesanatos, participar de diversos jogos, entre outras atividades. A interação entre os participantes foi o principal ponto valorizado pelo pai Ricardo Brasil. “Achei a proposta da ‘Manhã Sustentável’ muito interessante por promover esse contato entre as famílias. As diversas atividades lúdicas e a apresentação de abertura me encantaram. São essas ações que aproximam e fortalecem cada vez mais a nossa relação com a escola”, destacou ele.

O projeto “Somos o Amanhã” marca de maneira especial a trajetória dos alunos pelas inúmeras lições aprendidas ao longo do ano. “As crianças refletem sobre como cuidar do meio ambiente e começam a mudar de hábitos também em casa, através de pequenas ações, como economizar água e evitar os mais diversos tipos de desperdícios. Esse momento nos faz pensar na necessidade que temos de diminuir o consumismo e estarmos mais presentes na vida do outro. São valores que todos levaremos para a vida”, ressaltou a mãe Marlene dos Santos.

Semana Verde

O Núcleo Ambiental do Vieira (NAV) promoveu entre os dias 25 e 29 de setembro a edição de 2017 da Semana Verde. O evento teve como objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa em torno da sustentabilidade, através de diversas ações pedagógicas com alunos mediadas por professores. Outro marco dessa iniciativa neste ano foi o lançamento da campanha “Lacre dá Arte”, que recolheu lacres de latas de alumínio para serem reutilizados pelo estilista Carlos Roberto dos Santos.

Fotos da culminância do “Somos o Amanhã” e da Semana Verde