Luz Maior, em Mar Grande, tem recorde de participação de estudantes
Evento, destinado aos alunos do 9º ano EF do Colégio Antônio Vieira, é promovido pelo serviço pastoral da instituição

Mais de 75 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira participaram, no último final de semana em Mar Grande (Ilha de Itaparica), do Luz Maior. O evento, focado na formação socioemocional e espiritual-religiosa, é promovido anualmente pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), contando com a parceria do Serviço de Orientação Educacional (SOE). Este ano, segundo dados do Sorpa, a participação no Luz Maior, realizado na Casa de Retiro São José, foi uma das mais concorridas, batendo recorde: foram 76 estudantes, além da equipe da escola com dez monitores, oito pastoralistas, dois colaboradores do Serviço de Vida Comunitária (Sevic) e a orientadora educacional do SOE, Nádia Bispo, que também teve um papel fundamental, incentivando os alunos quanto às aprendizagens únicas do evento.
“Desde o momento das inscrições, os jovens demonstraram grande interesse, o que nos deu muita alegria”, revela o professor João Ramiro, coordenador do Sorpa. “É um momento de luz mesmo, de promover esse encontro com a pessoa de Jesus Cristo de um jeito que motiva os estudantes de fato. Eles deixam de ficar nas telas e, mesmo levando os celulares, acabam preferindo estar ali, socializando as aprendizagens do Luz Maior com os colegas”, completa.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS
A aluna Luiza Ribeiro (9º G) ficou encantada com o evento: “Foi um momento único na minha vida, mágico em cada segundo. Todas as experiências, todas as dinâmicas, só fizeram a gente refletir mais sobre a vida, sobre nossos comportamentos, sobre o ser luz na vida de outras pessoas. Essas dinâmicas ajudaram a gente também a conhecer novas pessoas e eu a me conhecer melhor. Foi um momento em que me senti mais leve, feliz, tipo um paraíso. Foi totalmente especial que eu vou levar comigo para sempre como uma das melhores experiências da minha vida”, declarou a estudante.
“A experiência no Luz Maior foi marcante para o resto de toda a minha vida. Graças a este evento, posso dizer que tive um encontro com Jesus e também me aproximei de muitas pessoas que eu não conhecia, fiz grandes amizades e pude participar de várias dinâmicas em grupo que me fizeram muito bem”, afirmou o aluno Luiz Augusto Coutinho (9º A).

FAMÍLIAS AGRADECEM
Após o retorno da Ilha de Itaparica, o Sorpa também recebeu muitas mensagens de famílias que expressaram sua gratidão pela experiência vivenciada pelos seus filhos. “Gostaria de agradecer imensamente a toda equipe que acompanhou nossos tesouros no Luz Maior! Nat voltou radiante, cheia de experiências lindas que, com certeza, marcarão a vida dela para sempre! Muito obrigada por todo carinho e cuidado”, disse a mãe vieirense Adriana Vilas Boas.
“Acredito na ‘formação de homens e mulheres competentes, conscientes e comprometidos na compaixão’. Esses dias trarão novas energias à vida de cada um, e sim foi uma esplêndida experiência tanto para os nossos pequenos como para cada família que confia nessa educação humanizada”, declarou Maricelia Barbosa. “Sara chegou feliz e disse que amou o encontro! Diante da felicidade de minha filha, só resta agradecer a cada um de vocês a recepção carinhosa de todos. Que Deus abençoe a todos vocês e outros encontros aconteçam, pois nossos adolescentes estão precisando de mais experiências como esta”, afirmou Zilma Rodrigues, também mãe vieirense.
Vejamos agora mais alguns momentos do Luz Maior 2023!
Fotos: SOE e Sorpa/CAV.
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica