Literatura ajuda alunos do Vieirinha a vencer com criatividade desafios da quarentena
Estimuladas pela equipe pedagógica, crianças partem dos livros para alinhar aprendizagens às vivências atuais

Os projetos que estimulam a leitura dos livros paradidáticos das séries, além de todos os propósitos pedagógicos normalmente previstos, têm sido grandes aliados dos alunos do Colégio Antônio Vieira, em tempos de quarentena. A imersão no universo de histórias e aprendizagens das obras tornou-se uma opção para diversificar os momentos de lazer e relaxamento, considerados essenciais, sobretudo para crianças, em meio aos impactos de meses de distanciamento social, imposto pela pandemia da Covid-19.
Cientes da importância da leitura, agora também diante do momento desafiador que enfrenta a sociedade atual, as equipes pedagógicas do Vieira estão incentivando os alunos a explorarem, de diversas formas, o universo dos livros, alinhando as aprendizagens às vivências atuais. “A leitura de livros paradidáticos já faz parte da nossa rotina, independentemente do momento que estamos vivendo e, este ano, passamos a trabalhar, também na Ciranda Literária, com livros que as crianças já têm em casa, que elas gostam e escolheram, possibilitando, assim, novas leituras e formas de socialização com os colegas, em uma proposta que possibilita aos estudantes entrarem no mundo da fantasia e da criatividade, distanciando-se um pouco de toda a complexidade da pandemia”, diz a professora Eliana Fonseca, articuladora pedagógica do Vieirinha e coordenadora pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental (EF).

“ÓTIMOS COMPANHEIROS”
A professora Eliana explica que a Ciranda Literária, em 2020, está sendo realizada a partir de um planejamento especial, considerando o contexto de distanciamento social vivido pelos alunos. “Sabemos que a leitura dos livros não vai, por si só, resolver os desafios que as crianças estão vivendo, mas traz, sem dúvida, novos caminhos de vivenciá-los, até mesmo porque, através das histórias que leem, os alunos encontram também dramas e situações que, às vezes, remetem ao momento atual, em um processo que envolve autoconhecimento e empatia”, frisa a professora, destacando que o projeto ainda permite que as crianças possam se expressar de forma livre, “extravasando emoções e habilidades que contribuem para melhor lidar com a situação, tendo os livros como ótimos companheiros, agora também nesse momento”.
No 4º ano EF, por exemplo, as apresentações dos alunos, sobre livros lidos durante a quarentena, têm trazido momentos de encantamento à equipe pedagógica, pela criatividade e nível de envolvimento das crianças com as narrativas. Foi o caso do aluno José Blumetti Mota, do 4º ano C, que compartilhou a história de “Bisa Bel, Bisa Bel” (obra de Ana Maria Machado), criando um teatrinho de fantoches, com bonecos e cenário desenhados por ele. Veja vídeo com trecho da apresentação do aluno na aula on-line.
No Vieirão, o estímulo à leitura de livros paradidáticos também tem revelado momentos de muito talento e criatividade. No 8º ano EF, a primeira edição do Sarau Virtual Literário reuniu música e poesia. Clique aqui e saiba mais sobre como foi o sarau.
Foto: Arquivo Secom/CAV
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