10.05.22

Laboratório de Física do Vieira é batizado com nome do Professor Fábio Motta

Homenagem póstuma contou com a presença de familiares para descerramento da placa

Laboratório de Física do Vieira é batizado com nome do Professor Fábio Motta

“Sala de Artes Sálua Chequer, Salão Anísio Teixeira, Espaço Padre Klein, Biblioteca Padre Carlo Bresciani, Biblioteca Padre Gino Raísa, Auditório Mabel Velloso. Esses são locais especiais do Colégio Antônio Vieira que levam o nome de pessoas ilustres, cujos trabalho e conduta encontram sintonia com os valores Inacianos; e, hoje, com enorme satisfação, anunciamos que passa a integrar esta constelação mais uma estrela, o grande mestre Fábio Vinícius de Oliveira Motta, nosso querido Fabão”.

Com estas palavras, o professor Alexnaldo Neves, coordenador do Departamento de Física do Colégio Antônio Vieira, iniciou o discurso que marcou a homenagem póstuma da instituição, ao batizar seu laboratório de Física com o nome do professor Fábio Motta. Muito querido pela comunidade escolar, o professor faleceu no ano passado, aos 52 anos, vítima de um câncer de intestino.

O descerramento da placa do agora Laboratório de Física Prof. Fábio Motta, no último dia 6, foi feito pelas filhas do homenageado, Raquel e Sofia. A solenidade, marcada pela emoção, também contou com a presença da viúva, Elaine, entre outros familiares do professor, além de representantes do Conselho Diretivo, colaboradores da instituição e da coordenadora da 3ª série do Ensino Médio, professora Cristina Cardoso, que entregou flores para Elaine, representando a gratidão de todos. É a série para a qual o “Prof. Fabão” lecionava Física, com maestria, como destaca a placa no laboratório.
“Fábio agora está ao lado do Pai, nosso Senhor Jesus Cristo, e sempre estará presente em nossa memória. (…) Hoje é uma inspiração para o nosso trabalho e nossa vida”, disse, o Prof. Alexnaldo, completando: “Doravante, não mais falaremos ‘Laboratório de Física’, falaremos ‘Laboratório Fábio Motta’, e este nome ficará perpetuado na cultura vieirense por gerações”.

ETERNIZADO

A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, ressaltou “o carinho e histórica de convivência” de toda a comunidade escolar para com o professor homenageado. O diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, enfatizou o quanto a homenagem tornou-se especial para o colégio: “Traduz, de uma forma muito completa, muito mais que as palavras que possamos proferir ou já proferimos, a presença do professor Fábio entre nós. Toda vez que passarmos aqui ou recordarmos a sua presença. saberemos que ele está eternizado no Laboratório Fábio Motta”.

“No curso de dois anos de diagnóstico, Fábio não esmoreceu, não reclamou, e o que nos deixou muitos gratos foram as pessoas que apareceram e que cruzaram nossa vida nessa jornada. Vocês são anjos em nosso caminho. Trouxeram leveza, cor, paz. Não tenho como agradecer. O Vieira foi de extrema importância, não deixando Fábio se preocupar com nada”, afirmou a viúva. “Que sejamos eternizados pelos valores morais e do Cristo. É o que Fábio sempre dizia: vamos falar de Jesus”, concluiu a irmã do professor, Andréa Motta.

Veja mais fotos na galeria.

Fotos: Secom/CAV.