Jovens do Ensino Médio Noturno impressionam em produções do projeto ‘NOT EM CENA: Ano I’
Apresentações encantaram público pela alta qualidade de textos e performances
Como reflexão interdisciplinar sobre raça e gênero fechando as ações do Mês da Consciência Negra, os estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira participaram, no último dia 19, do projeto “NOT EM CENA: Ano I”. Na oportunidade, os jovens traduziram em teatro, poesia, música e outras formas de expressão as aprendizagens em Literatura conquistadas durante o ano letivo.
Com muita sensibilidade, os alunos fizeram releituras críticas de temáticas associadas aos livros “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos; “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo; e “Gota D’Água”, de Chico Buarque, evidenciando, por meio da arte, situações que ainda atravessam estruturalmente a sociedade, revelando, entretanto, novos saberes, olhares e posturas. A qualidade das apresentações, em textos e performances, semelhantes às produções profissionais, impressionou a equipe pedagógica e público de estudantes presentes na Sala de Arte Sálua Chequer.

CRIATIVIDADE E SENSO CRÍTICO
“Um espetáculo consciente, criativo, crítico e sensível aos desafios das humanidades”, definiu o professor de Literatura Rogério Elegibô, articulador da proposta. “Uma atividade que levou os estudantes a pensar sobre como os temas podem sair da Literatura e serem exemplificados no cotidiano do século XXI”, disse a coordenadora pedagógica do EM Noturno, professora Eneida Santana, concluindo: “É mais do que as histórias: é o reconhecimento de que o que é discutido nos livros tem como base a realidade de seus contextos. O que se destaca nisso tudo é a possibilidade de se fazer arte a partir da Arte. Transformar Literatura em teatro, poesia, música com senso crítico e boas reflexões”.

Os estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira são selecionados pelo programa assistencial da Associação Antônio Vieira, instituição da Companhia de Jesus com finalidade não lucrativa e certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social. Eles estudam no colégio com bolsas 100 integrais e contam com auxílios complementares, como uniforme e material didático. O prazo de inscrições para o programa geralmente é aberto em outubro para as atividades do ano letivo seguinte.
Confira mais fotos do verdadeiro show de aprendizagem apresentado pelos jovens do EM Noturno!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
26.11.25
Do Centro Histórico ao 'Mundo da Lua': estudantes têm passeios repletos de aprendizagem e diversão
Na reta final do ano letivo, alunos do 5º e 6º anos do Vieira fizeram excursões em clima de confraternização com gostinho de férias
-
26.11.25
Novo Provincial da Companhia de Jesus no Brasil toma posse em fevereiro na Igreja Santo Inácio
Padre Francys, SJ, ingressou na Ordem dos Jesuítas em noviciado de Feira de Santana, na Bahia
-
25.11.25
Verbo 'Criançar' domina atividades do Tempo Integral
Turno especial do Vieira é marcado pela valorização da cultura da infância e limite para uso de telas
-
25.11.25
ARTIGO – A Sociedade do Cansaço, por Sérgio Silveira
Confira artigo publicado na revista Viver Vitória