Jogos Olímpicos são tema de aulas especiais de Educação Física no Vieira
Com criatividade, professores explicam sobre história e modalidades sem deixar de cumprir normas do protocolo

Em contexto considerado desafiador por conta da pandemia de covid-19, começou oficialmente na última sexta-feira (23) a Olimpíada de Tóquio. Desde o início deste mês de julho, a equipe de profissionais do Departamento de Educação Física do Colégio Antônio Vieira vem promovendo aulas especiais sobre as 46 modalidades dos Jogos Olímpicos previstas para esta edição 2020.
Isso mesmo: a edição do ano passado foi adiada devido ao cenário de disseminação de coronavírus e, agora, está sendo realizada pelo Comitê Olímpico Internacional, buscando-se oferecer o máximo de segurança possível e monitoramento de eventuais casos de infecção detectados durante o evento. Em meio aos receios por parte da sociedade japonesa, a torcida maior agora é para que tudo ocorra bem e os atletas possam encantar o mundo revelando suas habilidades nos mais diversos esportes.

No Vieira, as aulas de Educação Física que abordaram o tema dos Jogos Olímpicos também foram realizadas dentro dos padrões de segurança previstos no protocolo do Colégio. Os professores usaram a criatividade para despertar o interesse das crianças e jovens sobre o tema – ainda que respeitando normas de distanciamento para demonstrar algumas modalidades de esportes coletivos, por exemplo. Vídeos explicativos, história dos jogos e dos símbolos olímpicos e dinâmicas variadas tomaram conta das aulas especiais que devem se estender até o final da Olimpíada de Tóquio, no dia 8 de agosto.

DE OLHO EM TÓQUIO
O Brasil, que participa da edição com 302 atletas, estará presente em 35 das 46 modalidades disputadas. Na delegação brasileira, dez baianos se destacam: Ana Marcela (maratona aquática), Beatriz Ferreira (boxe), Breno Correia (natação), Daniel Alves (futebol masculino), Formiga (futebol feminino), Hebert Conceição (boxe), Isaquias Queiroz (canoagem), Jacky Godmann (canoagem) Keno Machado (boxe) e Rafaelle (futebol feminino).
No quadro de medalhas até o início desta terça-feira (27), o Brasil já havia conquistado cinco: uma de ouro, com Italo Ferreira (surfe); duas de prata, por Rayssa Leal e Kelvin Hoefler (skate street, feminino e masculino); e, duas de bronze, com Daniel Cargnin no judô e Fernando Scheffer na natação.
Acompanhar a Olimpíada é mais uma boa razão para se manter em casa, preservando-se em tempos de pandemia. Nas aulas de Educação Física, entretanto, as lições dos Jogos saem da tela para também se consolidar no processo de aprendizagem dos alunos. Veja mais fotos!
Imagens: COI e Secom/CAV
Leia também
-
20.05.25
Equipes diretivas de colégios jesuítas do país participam de fórum em Salvador
Evento será realizado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, de 20 a 23 de maio
-
19.05.25
Avanti: grêmio estudantil do Vieira tem novos líderes
Processo eleitoral integra aprendizagem integral do colégio
-
19.05.25
Vieira reafirma ações em prol de educação antirracista em Encontro da Articulação Afro Brasil
Coordenador do Comitê para Educação Étnico-racial e articulador do Neims, Prof. Jacson Paim representou a instituição
-
16.05.25
Cultura organizacional e caráter identitário da missão educativa jesuíta são tema de formação para colaboradores do Vieira
Assuntos foram abordados no dia de formação com assessoria do padre Emmanuel Araújo SJ, como parte do programa Itinerário Inaciano