Iniciação Científica no Vieira é tema de projeto de pesquisa acadêmica
Trabalho de conclusão de Mestrado foi aprovado, com louvor, por banca examinadora da Unisinos (RS)

Oferecer, já na Educação Básica e em séries ainda do Ensino Fundamental, a possibilidade de começar a estudar conceitos, práticas e normas técnicas da Iniciação Científica (IC), participando até de uma feira de ciências, é um diferencial do Colégio Antônio Vieira que ganhou ainda mais destaque este ano, ao se tornar projeto de pesquisa acadêmica – aprovado, com louvor, por banca examinadora da Unisinos, universidade jesuíta no Rio Grande do Sul (RS). “Pensar o ensino por meio da pesquisa, através da inserção da IC na Educação Básica foi o princípio do meu tecer acadêmico”, conta a professora Andréa Oliveira, coordenadora pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira e que concluiu o Mestrado na universidade gaúcha, com o projeto “Iniciação Científica na Educação Básica: reinvenção das relações de ensino e aprendizagem?”
“O trabalho de Iniciação Científica na Educação Básica tem provado que investir no ensino pela pesquisa potencializa mentes criadoras e questionadoras, relocando o lugar das perguntas como primordiais para a construção de um sujeito que compreende que a natureza de uma descoberta é desafiadora e, ao mesmo tempo, libertadora”, frisa a professora Andréa. “Fazer pesquisa é implicar-se com o erro e percorrer as possibilidades de acertos, entendendo-os como efêmeros, porque também podem ser redescobertos e aprimorados. É nessa perspectiva de redescobertas e aprimoramentos que concebemos a Iniciação Científica no Antônio Vieira”.

A professora ressalta que, ao ser adotada como componente curricular com aulas semanais a partir do 6º ano EF no Vieira, a Iniciação Científica fez com que a equipe pedagógica também passasse a ver os estudantes como sujeitos aprendentes nos seus processos investigativos. “Foi-se exercitando, nos nossos estudantes, com a intermediação dos educadores no exercício da codocência, uma consciência investigativa e crítica que tem amadurecido, ano após ano, incidindo significativamente nas aprendizagens vivenciadas em sala de aula. Com a disciplina voltada para a pesquisa e descobertas científicas, posturas pesquisadoras, autonomia, criticidade, protagonismo têm sido características evidenciadas e identificadas por nossos alunos”, diz.

Quando inqueri, na minha pesquisa, sobre de que maneira a Iniciação Científica poderia ser potencializadora de aprendizagens, obtive a constatação de que professores, alunos e escola ressignificam os seus papéis, visando a uma educação integral com práticas metodológicas emancipatórias”, revela a professora Andréa, concluindo: “É muito bom perceber que, caracterizando-se como um centro de estudos, o Colégio Antônio Vieira tem potencializado os seus espaços de aprendizagens com um currículo vivo e em diálogo profícuo com as juventudes”.

Fotos: Secom/CAV
Registros feitos antes da pandemia.
Leia também
-
19.03.25
VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral
Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado
-
18.03.25
Patrono da educação pública, ex-aluno Anísio Teixeira é homenageado no aniversário do Vieira
Como parte das atividades celebrativas pelos 114 anos, colégio produziu curta-metragem sobre um momento histórico do então estudante Anísio
-
17.03.25
Aprovado em Portugal, Ufba e Unicamp, ex-aluno volta ao Vieira e faz palestra para Terceirão
No último ano da faculdade, jovem estudante já está atuando em uma multinacional
-
14.03.25
Vieira celebra aniversário de 114 anos
Missa, inaugurações e curta-metragem sobre vivências de Anísio Teixeira como aluno do colégio marcam a data