Identidade cultural marca edição 2023 de projetos interdisciplinares no Vieirinha
Proposta pedagógica do colégio tem foco na cidadania global partindo da valorização da cultura regional

Conhecer, compreender e valorizar a identidade cultural do Recôncavo e de toda a Região Nordeste, a partir também de festejos tradicionais, como o São João. Este é um dos objetivos de, pelo menos, três projetos interdisciplinares desenvolvidos para os estudantes do Ensino Fundamental no Colégio Antônio Vieira. As propostas pedagógicas para as turmas de 2023 estão sendo lançadas agora em março. Elas se alinham com os propósitos da educação jesuítica com foco na cidadania global, mas sempre valorizando a cultura regional.
No 3º ano EF, as crianças farão nos próximos meses, até junho, uma série de atividades como parte do projeto “Projeto São João, sabor, sonoridade e alegria… retrato de um povo”. Já no 4º ano EF, o tema do projeto é “Contando e Cantando o Recôncavo”. No 6º ano EF, a Bahia e toda a Região Nordeste são o foco do projeto sobre a cultura nordestina: “(En)cantos do Nordeste – Nossos Jeitos de Ser”.

APRESENTAÇÕES ESPECIAIS
Os projetos do 3º e 6º anos EF tiveram abertura oficial nos últimos dias 14 e 17 (São João) e, também, nos 15 e 16 (cultura nordestina), no Auditório Mabel Velloso (Vieirinha), com a participação especial da coordenadora de Projetos Culturais do Vieira, a renomada professora Sálua Chequer, uma autoridade em cultura regional nordestina. No caso do 6º ano EF, os cordéis deram ritmo ao evento de abertura, que contou ainda com uma performance da pastoralista Núbia Calazans, trazendo imagens e objetos referentes ao Nordeste.

No 3º ano EF, a professora Sálua dividiu o palco com a professora Letícia Lopes, coordenadora do Departamento de Música e Arte do colégio. Em um segundo momento, no dia 20, as crianças plantaram o milho, um dia após o Dia de São José, que marca o início do plantio de um dos principais alimentos dos festejos de São João, em junho, quando se tem a colheita.

RECÔNCAVO
Já no 4º ano EF, as aprendizagens em diversas disciplinas terão como eixo temático os conhecimentos sobre a região que engloba 33 municípios na área da Baía de Todos os Santos, abrangendo parte da Região Metropolitana de Salvador. Antes mesmo da abertura oficial do projeto “Cantando e Contando o Recôncavo”, prevista para a próxima sexta-feira (31), a professora de Arte, Joelma Serra, deu uma aula sobre artistas da região. O projeto também será lançado oficialmente com evento no Auditório Mabel Velloso, tendo como convidado especial o ator Ricardo Stuart.
Veja mais fotos desses momentos em nossa galeria!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
- 23.05.25 13º Fórum das Equipes Diretivas conclui jornada de escuta e projeção para o futuro da RJE
-
23.05.25
Rede Jesuíta de Educação lança vídeo institucional
Produção, que será divulgada nas 17 unidades educativas da RJE em todo o país, foi lançada em evento no Vieira
-
22.05.25
Província dos Jesuítas transmite Vigília Vocacional pelo YouTube
Com o tema Peregrinos de esperança: o dom da vida, a vigília é um momento de oração, silêncio e comunhão, aberta ao público
- 21.05.25 Osba apresenta trechos de óperas italianas em concerto no próximo domingo (25) no Santuário Nossa Senhora de Fátima