20.08.21

Grupo de Escoteiros do Vieira completa 93 anos exercendo a criatividade durante a pandemia

Programação especial, realizada remotamente nos dias atuais, mantém estímulo e foco dos participantes

Grupo de Escoteiros do Vieira completa 93 anos exercendo a criatividade durante a pandemia

O Grupo de Escoteiros Antônio Vieira (Geav 15-BA) completa 93 anos de instituição no próximo dia 28 de agosto. Mesmo em pandemia, o grupo vem mantendo as atividades virtuais com os integrantes, a maioria alunos do Colégio Antônio Vieira. Dentre a programação especial, a criatividade tem sido um dos marcos e até mesmo um acampamento virtual já foi realizado. Outro destaque foi a ação sobre atitudes positivas para a mobilidade urbana que, entre outros benefícios junto aos escoteiros, contribuiu para que a estudante Júlia Pedreira, do 3º ano do Ensino Fundamental do Vieira e que integra o ramo Lobinho do Geav 15-BA, fosse condecorada pela Transalvador como embaixadora da educação para o trânsito. 

Grupo tem mobilizado crianças e jovens com ações criativas e voltadas para a transformação social   

“Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens em apoio à família, à escola e outras instituições”, destaca a diretora administrativa do Geav 15-BA, Dilma Sentges. Ela explica que o grupo é aberto à participação de crianças e jovens, de 6 a 21 anos, estudantes ou não do Vieira, com inscrição prévia feita pelos pais ou responsáveis. Os interessados podem obter mais informações por e-mail: 15ba.grupoantoniovieira@gmail.com

São quatro ramos: Ramo Lobinho, de 6,5 a 11 anos incompletos; Tropa Escoteira, de 11 a 14 anos incompletos; Tropa Sênior, de 15 a 17 anos incompletos; e o Ramo Pioneiro, de 18 a 21 anos. A partir de 21 anos, eles podem se tornar escotistas, contribuindo com o projeto educativo, na preparação de atividades e acompanhamento dos escoteiros. 


HISTÓRIA

Além do mês de aniversário, agosto também é especial para a organização, pois é quando também se comemora o Dia do Chefe Escoteiro ou Dia do Escotista, celebrado no último dia 6, numa homenagem ao dia em que, em 1920, o idealizador da proposta de atuação com jovens, o general inglês Baden-Powell, foi aclamado por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como Chefe Escoteiro do Mundo. “O escotista é um adulto voluntário que acredita que, através seu trabalho no Movimento Escoteiro, está contribuindo para a construção de um mundo melhor, ao ajudar jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e se tornarem pessoas melhores, em constante evolução”.

Conforme explica a diretora Dilma Sentges, o Movimento Escoteiro surgiu em 1907, na Inglaterra, e 1910, no Brasil. Já o Geav 15-BA foi iniciado em sua primeira estrutura em 28 de agosto de 1928, “marcando seus valores e princípios na formação de homens e mulheres de caráter, integrados ao desenvolvimento da sociedade contribuindo para um mundo melhor”, como conta, completando: “Nesta jornada, houve um período em que o grupo se desenvolveu como Grupo Escoteiro do Mar, o Gemav, formado por estudantes Jesuítas e, como sempre, com o grande apoio dos padres vieirenses. Em meados de 1968, foi reestruturado, deixando as atividades da modalidade Mar e passando a modalidade Básica”.

Professora de História, Dilma Sentges é diretora administrativa do Grupo de Escoteiros do Vieira, do qual é integrante há mais de 20 anos    


Dilma Sentges destaca ainda que, na década de 40, o Grupo de Escoteiros do Vieira teve as atividades interrompidas por fatores referentes a Segunda Guerra Mundial, retornando, em sua segunda fase, em 4 de outubro de 1959, “ganhando um impulso acentuado na formação dos jovens, tornando-se um polo importante para o Escotismo Baiano com a parceria do Colégio Antônio Vieira, entre outros amigos colaboradores, formando cidadãos comprometidos e úteis às suas comunidades”, diz. “Desde a sua estruturação na década de 20, o Geav-15-BA, que atualmente tem Enilson Campos como diretor presidente, atua a partir de um legado de princípios humanísticos educacionais, mantidos até os nossos dias atuais, e que nos torna um Grupo que se adequa à modernidade sem perder a tradição, a partir de mudanças conscientes necessárias para mantermos junto às crianças e jovens a essência de Baden-Powell junto a diversidade que nos une”, como conclui a diretora administrativa. 

Confira também fotos de de antes da pandemia! 

Fotos: Acervo GEAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo