Autores expoentes da literatura infantojuvenil baiana e mostras artísticas marcam Flicav 2024
Sustentabilidade foi o tema da 22ª Feira Literária do Colégio Antônio Vieira, com dia aberto à visitação pela comunidade escolar

“Mamãe, quero ser um aplicativo”; “O misterioso sumiço do time de botão”; “O Pequeno Príncipe das Águas e a Terrível Baleia Branca”; “Três”; “BFF”; “Capaz”… Com frases inteiras ou apenas uma, ou mesmo só letras, os títulos de livros infantojuvenis mais diversos, dos clássicos aos recém-lançados, encantaram as crianças e famílias na edição 2024 da Feira Literária do Colégio Antônio Vieira (Flicav), realizada de 22 a 24 de agosto. Os primeiros dois dias do evento, em sua 22ª edição, foram exclusivos para os alunos, com o sábado (24) aberto às famílias, em programação voltada para estimular a leitura e hábitos sustentáveis, a partir do tema “Qual marcar você quer deixar para o planeta?”

Inspirada no clássico de “O Pequeno Príncipe”, cujo personagem principal também cuidava do seu planeta, a Flicav contou com uma programação especial, com stands de livros, rodas de conversa com autores, sessões de autógrafos, exposições de esculturas e desenhos, apresentações de dança e teatro, inclusive da peça “O Pequeno Príncipe em Cordel”, pelo Grupo de Teatro Griô, com alunos do Vieira que fazem o curso livre na escola.


“PEQUENOS PRÍNCIPES”
“Um evento em que celebramos os livros e nossa formação cultural, trazendo este ano a temática da sustentabilidade, do cuidado com a Nossa Casa Comum, um dos pilares do nosso projeto pedagógico”, disse o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, dirigindo-se aos alunos na abertura do evento. “Vocês também são pequenos príncipes, capazes não só de cuidar do planeta e também fazer história, ao cuidar ainda das pessoas que vivem nele”, completou.
Nos dias que se seguiram, os estudantes tiveram encontros com autores, como Emília Nuñez (foto do topo), vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria infantil; Ricardo Ishmael, Renata Fernandez, Freitas Junior, Fernando Lopes, Joelma Queiroz, Luiza Meirelles, Gabriela Sandes, Eliana Oubiña, Moina Bartilotti, Fernando Lopes, Carta Bittencourt, Breno Fernandes, Sérgio Perez e Luís Fernando. Entre eles, muitos ex-alunos do Vieira, como a premiada Emília Nuñez, e alunos também, como Luís Fernando Borges, estudante do Ensino Médio.

LEITURA DE MUNDO
Outra participação de destaque foi a do artista plástico André Fernandes, com a exposição “Do lixo à Arte”, tornando o Espaço Criançando, uma das áreas verdes do colégio, ainda mais convidativa para interações ambientais a partir das esculturas feitas de materiais recicláveis. O artista também participou de rodas de conversa com as famílias e as crianças, consolidando na prática, e também de forma lúdica, as aprendizagens de histórias contadas nos livros sobre a sustentabilidade.
“Eventos literários na escola unem as crianças aos livros, à literatura, aos autores e, principalmente, une famílias. Foi lindo ver todos aqui, celebrando os livros”, declarou Emília Nuñez, autora de ‘A Menina da Cabeça Quadrada”, um de seus grandes sucessos, e “Capaz”, sua mais nova obra. “Fico feliz com eventos como esses que protagonizam a produção literária, ressaltando esse importante papel da escola, assim como da família, de mediar a leitura junto às crianças, e o Vieira faz isso de uma maneira incrível”, destacou o escritor e apresentador de telejornal, Ricardo Ishmael.

A ex-aluna e mãe vieirense Luciana Gomes veio no sábado com a filha, Stela. “Acho importante o Vieira ter iniciativas como essa, principalmente nos dias de hoje em que a tecnologia está muito presente na vida das crianças, e um evento como a Flicav também faz parte dessa forma de fazer educação”, afirmou ela, completando: “Fico feliz em ver que minha filha está vivenciando um estímulo à leitura que também tive aqui, quando estudante”.
TEATRO, MÚSICA E DANÇA
A Flicav ainda teve importantes momentos de apresentações artísticas. Além do Grupo de Teatro Griô, que apresentou a peça “O Pequeno Príncipe em Cordel”; nos dois dias exclusivos para os estudantes, houve ainda a performance da banda teatral Chá das Cinco, no Auditório Mabel Velloso. A Petipa Dance Brasil (antiga Ebateca), outra parceira de curso livre no colégio, e o Coral Infantil do Vieira também encantaram o público no sábado.

O aluno Aloísio gostou muito de toda a programação. “Conheci os escritores que gosto”, disse o menino, referindo-se ao que mais lhe agradou. “A Flicav é um evento que traz muitos benefícios à formação das crianças, possibilitando esse contato já com a escrita, com os escritores, e isso é muito importante no desenvolvimento deles. O colégio está de parabéns, e a gente vê que as crianças têm uma experiência incrível”, concluiu a mãe dele, Luciana Paz. A feira literária é um evento organizado pela equipe das bibliotecas do Vieira, que recebeu os cumprimentos e agradecimentos do Prof. Sérgio Silveira.

Quer ver mais fotos da Flicav 2024? Clique aqui e confira nossa galeria!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
03.09.25
Católicos baianos podem visitar, no santuário do Vieira, relíquia de 1º grau de Carlo Acutis, primeiro santo da geração millennial
Ex-aluno de colégio jesuíta, o "padroeiro da internet", como ficou conhecido, será canonizado pelo Papa Leão XIV no próximo domingo (7)
-
03.09.25
Vieira recebe visita de alunos do Colégio São Luís, também referência em educação em São Paulo
Estudantes das duas instituições, que fazem parte da Rede Jesuíta de Educação, conversaram sobre cultura afro-brasileira e protagonismo juvenil
-
02.09.25
'3ª série em Ação' e 'Dia de Descontração' marcam vivências de estudantes do Vieira em ano de conclusão do Ensino Médio
Eventos tornaram o mês de agosto ainda mais especial construindo memórias afetivas para os alunos do Terceirão
-
02.09.25
Vieira é medalhista na Olimpíada Nacional de História do Brasil realizada em São Paulo
Duas equipes de estudantes do colégio conquistaram as medalhas de bronze e cristal na final da competição na Unicamp