Gestores e colaboradores de áreas estratégicas do Vieira participam de workshop sobre comunicação
Intensificação da escuta e diálogo entre famílias e equipes marcaram as ações do Colégio em 2020
A intensificação da escuta atenta, colocando-se ainda mais à disposição para o diálogo não só junto às famílias, mas também entre as equipes de trabalho, foi um dos grandes marcos do Colégio Antônio Vieira neste ano de 2020. Para aprimorar ainda mais a comunicação interna, que fortalece os vínculos de toda a comunidade educativa, gestores das áreas pedagógica e administrativa, além de orientadores educacionais e pastoralistas do colégio estão participando da série de três encontros do workshop “Diálogo apreciativo no cotidiano das relações de aprendizagem”, conduzida pela consultora Rosângela Florczak, doutora e mestre em Comunicação, especialista em comunicação corporativa. As atividades da formação, desenvolvidas por videoconferência, encerram-se nesta quarta-feira (18) com o último evento da série.
“O grupo que forma a liderança do Colégio Antônio Vieira tem metodologias fortemente baseadas no diálogo. O que estamos fazendo nos workshops sobre diálogo apreciativo é, justamente, a partir dessas boas experiências construídas junto à comunidade educativa, buscar aprimorar ainda mais a comunicação, colocando-se, sempre, à disposição das trocas, das conversas que levam ao entendimento e mantém a saúde e a harmonia das equipes de trabalho”, diz Rosângela Florczak. Segundo ela, os encontros devem “consolidar o diálogo como a opção relacional e institucional do Colégio”.

Para o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, “os desdobramentos da pandemia em diversos segmentos da sociedade ampliaram a percepção de que a comunicação eficaz é um dos atributos essenciais para as instituições e os profissionais, e o Vieira pôde perceber o quão salutar foi e está sendo aprimorar sua forma de se comunicar com sua comunidade, abrindo-se a um diálogo transparente, perpassado por uma escuta atenta e sensível, capaz de compreender, de fato, o que se deseja comunicar”. Professor Sérgio Silveira lembra ainda que, mesmo diante dos desafios enfrentados, o Colégio manteve, remotamente, importantes programas de formação dos colaboradores e das equipes gestoras, a exemplo do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG), além de ampliar a grade curricular acerca do uso de tecnologias e opções pedagógicas para assegurar a qualidade das atividades planejadas para os estudantes, ainda que em tempos de quarentena.
Fotos: Verity Consultoria e GP/CAV
Leia também
-
10.09.26
Crianças ampliam aprendizagens sobre Terra e Universo em aula de campo no Planetário da Ufba
Atividade envolveu estudantes do 2º ano EF do Colégio Antônio Vieira
-
10.09.26
Santuário Nossa Senhora de Fátima realiza Procissão das Velas no próximo domingo
Devotos baianos poderão participar do rito todo dia 13 de cada mês, a exemplo do que já ocorre diariamente em Portugal
-
09.09.26
EDUCAÇÃO BILÍNGUE – Estudantes desenvolvem roteiro em inglês em aprendizagens sobre fábulas
Gênero literário foi tema dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Redação na segunda unidade letiva
-
09.09.26
Ex-alunas vieirenses, Natália Boere, Ana Paula Bouzas e Anne Louise são destaque no cenário cênico-musical
Elas cativam o público e brilham, respectivamente, nos espetáculos "Me conte uma história"; "Moraes Musical Moreira" e até em eventos com Madonna