23.09.24

Gestores de escolas particulares de Brasília visitam Vieira para troca de experiências

Colégio baiano apresentou ações pedagógicas, projetos de inovação e processos operacionais que o fazem referência de qualidade educacional

Gestores de escolas particulares de Brasília visitam Vieira para troca de experiências

Um grupo de, aproximadamente, 25 gestores de escolas particulares de Brasília visitaram este mês o Colégio Antônio Vieira, em Salvador. A missão técnica, capitaneada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) com apoio do Sebrae/DF, já é realizada há nove anos, tendo por objetivo a troca de experiências e o aprimoramento das atividades no setor educacional.

“Já em nossa nona missão, visitamos escolas nos estados brasileiros que se destacam ou que tenham alguma proposta disruptiva que chame a atenção, para que possamos conhecer novos olhares pedagógicos, novos fazeres, que possam nos inspirar a melhorar os processos dentro das nossas escolas, nos possibilitando também pensar um pouquinho fora da caixa e ver outros projetos que estão acontecendo no Brasil, já que, de modo geral, estamos todos sempre buscando promover adaptações e fazer um trabalho de excelência, de acordo com nossas realidades”, declarou a presidente do Sinepe/DF, Ana Elisa Dumont.

No Vieira, os gestores dos colégios de Brasília participaram de uma acolhida, com um momento de espiritualidade conduzido pela equipe de Formação Cristã do colégio. Em seguida, assistiram às apresentações do diretor-geral, professor Sérgio Silveira, e integrantes do Conselho Diretivo: professor Anderson Rafael Souza, diretor acadêmico; Juliana Argollo, diretora administrativa e financeira; padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual. Gestores de setores estratégicos do Vieira também fizeram breves apresentações sobre suas áreas de atuação, respondendo a eventuais perguntas dos representantes dos colégios brasilienses. Depois, todos puderam fazer um tour pelos diversos espaços de aprendizagem do Vieira, conferindo os benefícios das práticas apresentadas no dia a dia dos estudantes, famílias dos alunos e colaboradores.

DIFERENCIAIS

O projeto de reforma da estrutura física e pedagógica para o Ensino Médio, batizado de Vieira 2025+; o programa robusto de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares; a valorização da cultura da infância e as ações de identidade cultural no Vieirinha, inclusive com aulas nos espaços verdes; os projetos e núcleos de protagonismo estudantil; as formações e soluções tecnológicas no segmento administrativo e de gestão de pessoas; e, o cuidado com a comunicação e as relações interpessoais na comunidade escolar foram alguns dos temas discutidos com as escolas brasilienses. A atuação em rede nacional e internacional, como colégio da Companhia de Jesus, também foi outro diferencial apresentado.

Para o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, receber representantes de outras escolas do país também contribui para o processo constante de aprimoramento das práticas pedagógicas e administrativas, que faz do Vieira uma referência na “tradição em inovar”, como parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). “Apresentamos um pouco do que nós fazemos, mas também escutar o que eles fazem, como eles fazem, nos ajuda a olhar para os nossos processos e ver em que medida podemos também adaptar, adequar, melhorar, além de ser um importante encontro que, por outro lado, nos mostra em que estamos acertando, o que é que fazemos que está indo bem, e até se torna inspiração para outras escolas no país”, afirmou.

Veja mais fotos na galeria!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo