09.12.21

Fundamental é estar no Vieirinha

Projeto pedagógico diferenciado e acolhimento especial marcam ingresso de alunos no 1º e 2º anos EF

Fundamental é estar no Vieirinha

Entrar em uma nova escola e, ao mesmo tempo, ingressar em uma nova etapa de estudos, no Ensino Fundamental, representa uma importante mudança para a criança em todos os sentidos. É mais um momento cercado de intensos sentimentos, até porque a criança, agora na faixa etária entre 6 e 7 anos, já desenvolveu certa autonomia e preferências, devendo ser vista como protagonista da aprendizagem e, mais do que isso, acolhida de forma especial, para que se sinta à vontade nas novas relações com a equipe pedagógica e coleguinhas.

É justamente a atenção singular dispensada às crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental, 1º e 2º anos EF, que vem se tornando uma referência no Colégio Antônio Vieira. O diferencial, segundo a professora Adriana Novis, está no projeto pedagógico voltado para a criança do século XXI e que já prevê um acolhimento de alta afetividade, mas que, de fato, considere os reais interesses e potencialidades do aluno.

“A criança do século XXI apresenta um perfil investigativo, curioso e questionador. Ela precisa ser reconhecida como um sujeito único, de direitos e deveres, que apresenta personalidade própria e que deve ser valorizada, no ambiente familiar e no contexto escolar, inclusive, porque já também constrói conhecimentos a partir das interações e relações que estabelece consigo mesmo, com os outros e com o mundo que a cerca”, diz Adriana Novis, que é coordenadora pedagógica do 1º e 2º anos EF no Vieira.

Engana-se, entretanto, quem pensa que estruturar um projeto pedagógico que desperte o interesse da criança no mundo contemporâneo implica, simplesmente, oferecer-lhe jogos eletrônicos e aplicativos, em que ela já está tão inserida no dia a dia fora da escola. Ainda que adotados para fins de aprendizagem, tais recursos digitais no Vieira são sempre sujeitos aos limites de exposição às telas, sendo vistos como uma das opções de experiências de conhecimento, que também incluem as conexões necessárias com o mundo real.

Foi pensando nisso que o Vieira investiu no Espaço Criançando, uma área verde com unidade de compostagem, túnel sonoro de bambu e espelho-d’água com peixinhos, usada para lazer e momentos de aula ao ar livre, permitindo uma maior interação do aluno com a natureza e com outras crianças. Nesse sentido, o planejamento pedagógico do Vieira foi ressignificado para o programa de aulas remotas, com atividades programadas para também incentivar as boas relações familiares, valorizando, paralelamente, os momentos de aprendizagem no mundo real, até mesmo estando a criança em casa.

LUDICIDADE

A professora Catucha Cavalcante, que leciona para turma do 2º ano EF, no turno vespertino, lembra que também é nessa etapa que se intensificam os trabalhos de desenvolvimento da leitura e letramento, por exemplo. “A criança está na fase de consolidação da base alfabética em um período em que ela começa a se dar conta da funcionalidade da leitura para comunicar, interagir e proporcionar conexões, o que vai se refletir na escrita e nas aprendizagens em todas as disciplinas”, diz. Ela ressalta a importância do papel da ludicidade, do acolhimento das emoções da criança e de um projeto pedagógico dinâmico, sobretudo, tratando-se do ensino remoto ou híbrido.

É por isso que no Colégio até mesmo a brincadeira é considerada parte de um currículo vivo que integra as múltiplas potencialidades de aprendizagem na infância. “Aqui no Vieira, desde o 1º ano EF, buscamos desfazer aquela ideia de que brincar é coisa apenas da Educação Infantil e que ao chegar ao Ensino Fundamental a coisa passa a ser séria. Isso é um equívoco: a ludicidade, na verdade, faz parte da vida”, confirma a diretora geral, professora Mariângela Risério.

“Acho todas as aulas bem divertidas e gostei dos meus novos amiguinhos. Agora quero sempre continuar no Vieira”, afirma o aluno Pedro Henrique, do 2º ano EF.Ele ingressou na escola no ano passado, e a satisfação se dá, mesmo em meio às frustrações geradas por não ter podido desfrutar mais, logo no ano de estreia, dos estimulantes ambientes de aprendizagem do Colégio, a exemplo do Espaço Criançando.

Pedro Henrique e a mãe, Jéssica Oliveira.

ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS

“O Vieira fez um excelente trabalho, mesmo diante dos desafios da pandemia, tendo me cativado, principalmente, durante as atividades remotas, quando dividiu as turmas em dias específicos para trabalhar leitura e escrita, demonstrando o cuidado em acompanhar o desenvolvimento de cada aluno mais de perto”, conta a mãe de Pedro, a empresária Jéssica Oliveira.

Mesmo no contexto de distanciamento social, o Colégio fez questão de manter o contato frequente com pais e responsáveis pelos estudantes, por meio de reuniões virtuais. “Esses encontros continuam e são sempre muito especiais e configuram-se, de fato, como um espaço de diálogo fecundo”, acredita a professora Adriana Novis, destacando a importância do acolhimento especial não só para os pequenos novos alunos, mas para as famílias e suas grandes expectativas.

Matéria publicada na edição 2021 da Revista Vieirense. Confira também outras reportagens!

*Registros feitos antes da pandemia.