22.09.22

Fotógrafo Alex Baradel ministra aula especial em projeto Movimento Direitos Humanos

Atividade integra formação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Vieira

Fotógrafo Alex Baradel ministra aula especial em projeto Movimento Direitos Humanos

Convidado especial do projeto Movimento Direitos Humanos (MDH), o fotógrafo e pai vieirense Alex Baradel deu uma aula, este mês, com dicas de fotografia para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. As orientações vão contribuir para que os alunos desenvolvam a segunda etapa do projeto, intitulada “MDH em Cena – Fotografia Autoral”. As turmas da série também participam, com produções fotográficas, do Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que vai selecionar os melhores trabalhos das 17 unidades educativas da RJE em todo o Brasil, para a publicação de um livro no próximo ano. 

O encontro com Alex Baradel foi na Sala de Arte Sálua Chequer. “Ele fez uma importante abordagem sobre como os estudantes podem despertar um novo olhar para a fotografia, a cultura baiana, a carreira do fotógrafo Pierre Verger, além de outros temas”, contou a coordenadora pedagógica da série, professora Léa Pontes. Os alunos revelaram-se bastante interessados, fazendo muitas perguntas ao convidado especial. 

SENSO CRÍTICO

“Sempre achei que as escolas, inclusive as públicas, deveriam ter mais aulas ligadas à imagem, ensinando aos jovens essa questão da comunicação, ainda mais hoje em que a imagem é ainda mais presente, é a forma de se comunicar dessa geração. Nesse contexto, portanto, é importante incentivar não só o senso crítico para uma determinada fotografia, mas uma visão crítica em relação à imagem de forma geral, conscientizando-os ainda sobre as questões de subjetividade”, declarou o fotógrafo. 

Maria Clara Melo gostou de aprender mais sobre Fotografia como parte da atividade curricular da série  

 A aluna Maria Clara Melo gostou da aula especial com Baradel. “A fotografia é uma arte que sempre me encantou. Amei a palestra que abordou o trabalho de Verger, que admiro muito, além de tudo o que envolve a fotografia, valorizando a imagem entre as diversas formas em que a gente também pode expressar nossas aprendizagens”, concluiu.

Fotos: Secop e Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo