28.06.22

Formações espirituais reafirmam Identidade Inaciana na equipe de liderança do Vieira

Momentos especiais estão sendo conduzidos pelo Pe. Emmanuel Araújo, SJ

Formações espirituais reafirmam Identidade Inaciana na equipe de liderança do Vieira

Reafirmar a Identidade Inaciana como perfil institucional essencial das unidades educativas jesuítas. Com este propósito, o Colégio Antônio Vieira promoveu, neste primeiro semestre, uma formação básica, realizada em dois dias (11 e 25/05), para 13 novos gestores e profissionais que passaram a ocupar cargos estratégicos de liderança no colégio, sobretudo, nos últimos três anos. Aspectos fundamentais da singular experiência de espiritualidade vivenciada por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus – da qual o Vieira é uma obra apostólica –, assim como os elementos da Pedagogia Inaciana e características inovadoras da educação jesuíta na contemporaneidade foram alguns dos temas tratados na formação conduzida pelo padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira e gestor, em Salvador, do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies). A iniciativa é fruto da parceria entre o Setor de Gestão de Pessoas (GP) e o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa).

“As escolas jesuítas têm um ethos fundamentado na Espiritualidade Inaciana, e, portanto, é essencial que os colaboradores que ocupam cargos de liderança no Vieira se apropriem dessa identidade institucional, do nosso modo de proceder, em suas atividades e também para difundi-las sempre entre os integrantes de suas equipes e pessoas com quem atuam cotidianamente em nossa comunidade educativa”, diz o padre Emmanuel Araújo, SJ. Desde o ano passado, ele também está à frente de uma formação para gestores em geral, orientadores educacionais e pastoralistas, com tema “Os caminhos de Santo Inácio” – neste caso, como parte dos eventos do Ano Inaciano. 

AMAR E SERVIR 

“Considero de fundamental importância esse momento de formação em que podemos aprender mais sobre a forma inaciana de ser, de agir, que também contempla a premissa de em tudo amar e servir”, afirma Carlos Bernas, que passou a integrar o Sorpa em janeiro deste ano. “É, portanto, uma oportunidade, para quem está integrando a equipe recentemente como também para quem já tem mais tempo no Vieira, poder estar sempre se renovando quanto à compreensão e vivência dos valores de um líder inaciano”, completa o pastoralista. 

Para a coordenadora pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), professora Iara Queiroz, “as formações espirituais têm se revelado como momentos muito acolhedores”, como ressaltou. “A partir da trajetória de Santo Inácio, que é tão inspirada pela fé, vamos conhecendo mais sobre a identidade e a proposta pedagógica da nossa escola. É uma história de resiliência e de uma singular espiritualidade que nos leva a um exercício constante de reflexão sobre nossas práticas, permitindo-nos fazer, inclusive, uma interlocução com contextos atuais. Tudo, portanto, pensando sempre no estudante com um olhar integral e a partir da Espiritualidade Inaciana, que faz a nossa comunidade educativa ser tão especial”, conclui a professora. 

VEJA MAIS FOTOS!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo