Foco na Saúde 360° deve marcar projetos pessoais e profissionais dos colaboradores do Vieira em 2023
Tema continuará sendo trabalhado pelo colégio nas formações e gestão diária em prol da qualidade de vida dos trabalhadores
“Que seja um novo tempo para fortalecer a esperança, o ânimo, a coragem e a alegria. Que possamos cuidar ainda mais da nossa saúde, não como um conceito isolado, mas que também depende de como amamos a vida, como nos relacionamos com as pessoas, nossos propósitos e olhar diferenciado para as coisas”. Com esta mensagem, a professora Mariângela Risério, diretora-geral do Vieira, fez votos de um Ano Novo ainda melhor para os colaboradores da instituição. Ela discursou na reunião de encerramento do ano letivo, no último dia 13, no Salão Anísio Teixeira. O evento teve como tema “Saúde 360°”, em palestra proferida por Verônica Gontijo, colaboradora do Setor de Gestão de Pessoas (GP).
O conceito de Saúde 360° vem sendo adotado nas principais organizações em todo mundo e implica cuidar da saúde em todas as dimensões. A ideia é focar em ações preventivas, desde programas específicos a atitudes no dia a dia, no sentido de promover a qualidade de vida dos trabalhadores, tanto nos aspectos físicos quanto emocionais.
A partir de situações do cotidiano, Verônica Gontijo mostrou como a proposta de Saúde 360° alinha-se à premissa do autocuidado e do cuidado com o outro, nos aspectos físicos e emocionais. Uma proposta de gestão que vem sendo adotada no Vieira, tendo sido ainda mais intensificada com a pandemia. Ela destacou como a inteligência e a saúde emocionais são hoje importantes para as organizações e seus colaboradores, tratados como indivíduos singulares e impactados pela realidade do mundo. Lembrou também que os documentos jesuítas ressaltam a importância do discernimento, promovendo um aprendizado que começa com uma reflexão do contexto, o que pode ser também aplicado à gestão da saúde feita por cada colaborador e também pelos gestores em relação às suas equipes.
Na oportunidade, o Conselho Diretivo do Vieira agradeceu o empenho da equipe, desejando que o cuidado com a saúde em todos os âmbitos continue se refletindo na qualidade de vida de cada um, assim como na qualidade dos serviços prestados pelos trabalhadores do colégio, em suas mais diversas funções. “Estamos fechando mais este importante ciclo com gratidão pelas realizações do ano de 2022, olhando para esse ano que chega, com novas expectativas, sonhos, desejos. Isto alimenta a nossa alma e o nosso projeto, confirmando os nossos ideais do que acreditamos como educação”, disse a diretora-geral, Prof. Mariângela Risério.
O diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, em discurso transmitido em telão no Anísio Teixeira, citou o exemplo do professor Renato Barros, coordenador-geral do Vieirinha. “Outro dia, ele me disse, mesmo tendo 40 anos de serviço na escola, que quando chega ao Vieira, todo dia, é como se fosse o primeiro, referindo-se à renovação diária do nosso propósito em fazer o melhor, em formar cidadãos para e com os demais, competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos. É uma lição que fica para todos nós, de cuidarmos uns dos outros em nossa comunidade, renovando, a cada dia, como se fosse o primeiro, o nosso compromisso com a missão educativa jesuíta”, disse também agradecendo o empenho de todos.
O padre Emmanuel Araújo, SJ, e a diretora administrativa e financeira, Juliana Argollo, lembraram os ensinamentos do Ano Inaciano, de olhar novas todas as coisas em Cristo, trazendo novas perspectivas para os cuidados com a saúde física, emocional e do ambiente de trabalho, em prol do projeto de formação integral do colégio. A diretora acadêmica, Ana Paula Marques, enfatizou que os colaboradores de todas as funções do Vieira são considerados também educadores e que tiveram e terão no próximo ano letivo importante papel para o projeto pedagógico da escola. Os três também agradeceram a dedicação com que os trabalhadores da instituição cumprem seus papéis para o sucesso da missão educativa jesuíta no Vieira.
Ao final, os colaboradores reuniram-se em grupos para avaliar aspectos positivos e a melhorar em 2023. Em clima de dever cumprido e renovação de compromisso, celebraram a chegada de um novo ano letivo e a vida, cantando e tocando a música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha.
Vamos ver mais fotos deste momento!
Leia também
- 13.12.24 Listas de livros, materiais e planos de execução 2025
-
13.12.24
Comunidade vieirense participa de campanhas 'Doar para Educar' e de apoio às Obras Sociais Irmã Dulce
Ações foram realizadas antes mesmo do término das aulas, envolvendo alunos, ex-alunos, familiares e colaboradores da instituição
-
12.12.24
Grupo OPA – Oração pela Arte lança álbum com músicas religiosas em ritmo de samba
"Deus do Morro” entrou este mês nas plataformas digitais
-
10.12.24
Papa Francisco pede que o Jubileu nos transforme em 'peregrinos da esperança cristã'
Confira o vídeo com a mensagem para o mês