FIC 2021 reafirma compromisso do Vieira por uma educação antirracista
Com tema `"Pérolas Negras", estudantes do 8º ano EF debateram e criaram produções sobre preconceitos baseados em estereótipos racistas
O encerramento das atividades da Feira de Informação e Conhecimento (FIC) do Colégio Antônio Vieira ganhou um significado ainda mais especial neste ano de 2021. Com tema “Pérolas Negras”, a culminância dos trabalhos do projeto pedagógico do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) ocorreu nos últimos dias 22 e 23, coincidindo com a programação especial do Mês da Consciência Negra. Ao longo do ano, os trabalhos foram desenvolvidos em três etapas, concluindo com apresentações criativas dos estudantes usando ferramentas digitais diversas e expressões artísticas para expor aprendizagens e provocar reflexões.
“Partindo da temática central acerca de preconceitos baseados em estereótipos racistas, o objetivo do projeto este ano foi o de nos instigar a pensar em como nos colocar de forma ativa, enquanto membros de uma sociedade historicamente marcada pelas mazelas do racismo, para a construção de uma cultura antirracista em seus ambientes de convivência ou em uma perspectiva mais global, em favor de uma sociedade mais justa e respeitosa”, explica a coordenadora pedagógica da série, professora Andréa Oliveira. Ao longo do ano, os estudantes pesquisaram e utilizaram ferramentas digitais para a produção de materiais, a partir de nove subtemas específicos.
CONFIRA AS PAUTAS DA FIC 2021
1- Re(conhecendo) a África/Diáspora africana.
2- “Pare o mundo que eu quero descer”: breve histórico sobre movimentos negros.
3- “We can do it“: a luta diária das mulheres negras (personalidades na literatura, na música, na ciência e outras áreas diversas).
4- “Grito muito, mas quero eco”: algumas personalidades negras no Brasil e no mundo.
5- Não há uma única narrativa: a mão negra também escreve histórias universais que merecem ser lidas.
6- “Um punhado de folhas sagradas, para me curar, para me afastar de todo o mal”: religião, espiritualidade e negritude.
7- “Vidas negras importam” e “Violência é sacrificar uma vida inteira para ter um direito básico” (Djamila Ribeiro).
8- “Permita que eu fale e não as minhas cicatrizes”: privilégios e expressões racistas.
9- “Eu sou parte de você, mesmo que você me negue”: empoderamento negro.
VOCÊ É O SHOW!
Ao final, já na terceira unidade, os estudantes apresentaram este mês, nos dias 22 e 23, os trabalhos de conclusão do projeto. É a etapa da FIC batizada de “Você é o show!”, em que os alunos podem usar linguagens diversas para expor, de forma criativa, a aprendizagem sobre os conteúdos trabalhados durante o ano. E eles, prontamente, corresponderam às expectativas, expressando-se com vídeos, podcasts, redações, poemas, paródias, histórias em quadrinhos, tirinhas, dança, entre outros.
“Por conta da pandemia, este foi mais um ano em que a gente fez uma FIC diferente daquelas apresentações grandiosas que tínhamos nos palcos do Vieira, mas não deixou de ser também um momento extremamente enriquecedor, com possibilidade de trabalhar habilidades e competências diferenciadas de nossos estudantes para além da questão cognitiva de pensar o conteúdo pelo conteúdo, tendo também a arte como ponto de partida”, enfatiza a professora Andréa. E conclui: “Há, portanto, toda uma construção estética muito bem arraigada que parte do aprofundamento do conteúdo nas primeiras unidades, culminando nessa apresentação que traz, pela perspectiva da arte, a possibilidade de provocar reflexões sobre o tema, que este ano foi muito especial, reafirmando os propósitos do colégio para uma educação antirracista”.
Vamos ver, então, mais registros da FIC 2021!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.09.24
Expociência do Vieirão avança em qualidade científica e tem projetos premiados e indicados para grandes eventos nacionais
Diante do sucesso do novo formato, direção do colégio anuncia mais avanços para o evento em 2025
-
13.09.24
Orquestras Castro Alves e Neojibá fazem apresentação gratuita neste sábado (14) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Vieira
O concerto tem regência dos maestros Adauri de Oliveira e Eduardo Salazar
- 12.09.24 Avla encanta público de jovens estudantes do Vieira na edição 2024 do Dance Grammy Awards
-
12.09.24
Aluno do Vieirinha é um dos destaques da Bienal Internacional do Livro em São Paulo
Vini Souza expõe obra "Os Supercães" no Espaço Infâncias no dia 15 no Anhembi