17.05.19

Festa de Nossa Senhora de Fátima dá início às celebrações de 50 anos do Santuário

Neste ano, o tríduo e a programação do dia 13/05 fizeram referência às Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus

Festa de Nossa Senhora de Fátima dá início às celebrações de 50 anos do Santuário

Em 2019, a Festa de Nossa Senhora de Fátima teve como lema inspirador o pedido de Graça que Santo Inácio de Loyola, Fundador da Companhia de Jesus, fazia sempre a Nossa Senhora: “Mãe, coloca-me com teu Filho”. O tríduo em preparação para a festa começou no dia 10/05 e culminou com uma programação marcante no dia 13 de maio, encerrada com uma Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Hélio Pereira.

O reitor do Santuário, Pe. Emmanuel Araujo, SJ, explica que neste ano a festa foi uma bela experiência de Igreja. “As pessoas devotas se encontraram com a Mãe para agradecer por sua proteção materna e pedir sua intercessão para suas vidas, manifestando esse desejo de ‘serem postas com o Filho’. O povo de Deus esteve presente o dia todo no Santuário, participando das missas, rezando o terço e ficando ao lado de Nossa Senhora de Fátima com muita alegria e gratidão. Foi um belo testemunho de fé viva”, destacou ele.
A festa de Nossa Senhora de Fátima também marcou o início dos festejos dos 50 anos do Santuário, que vão ocorrer até o dia 13 de outubro, data da sua fundação. “Como as aparições em Fátima ocorreram nos dias 13, entre maio e outubro, faremos homenagens também nesses dias, que culminarão em uma grande celebração. É um ano de muitas expectativas e graças para toda comunidade educativa do Vieira”, ressaltou o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro.

Preferências Apostólicas Universais

Os dias do tríduo preparatório e da festa tiveram como tema este ano as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. Fruto de um longo discernimento de toda a Companhia e aprovadas pelo Papa em 06/02/2019, as Preferências Apostólicas indicam o foco da missão dos jesuítas e seus colaboradores para os próximos 10 anos. São elas: mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento; caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça; acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança e colaborar com o cuidado da Casa Comum.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo