Família cubana compartilha experiência migratória em evento no Vieira
A ação marcou a aula inaugural do projeto “Migragente”, realizado com as turmas da 1ª série EM.

As migrações internacionais, um dos temas mais discutidos mundialmente, são o foco do projeto transdisciplinar “Migragente”, realizado com as turmas da 1ª série EM. Para dar início aos estudos sobre essa temática, os estudantes participaram de uma aula inaugural, realizada no dia 26 de abril, na Sala de Arte Sálua Chequer. O evento teve como objetivo sensibilizar os alunos e contou com depoimentos especiais de uma família cubana, integrante da comunidade educativa do Vieira, que compartilhou a experiência de adaptação em um outro país.
A aluna cubana da 1ª série EM, Amanda Sánchez, e sua mãe, Yamilia Martínez, abordaram como tem sido a vida no Brasil. “Esse projeto envolve muito o nosso sentimento. Tivemos um acolhimento das pessoas, a compreensão e o despertar para termos mais ainda uma consciência sobre o respeito”, afirmou Amanda. Para Yamilia, o “Migragente” é fundamental por trazer questões importantes e sensíveis sobre o mundo atual. “É muito difícil ser um imigrante e essa iniciativa faz com que os alunos possam pensar e interiorizar os problemas reais que diferentes sociedades enfrentam, formando assim pessoas mais tolerantes”, complementou ela.
Além dos depoimentos da família cubana, a aula inaugural proporcionou às turmas diversos momentos de reflexão. Segundo a professora Carla Vieira, o “Migragente” quer despertar nos alunos vieirenses cada vez mais para uma convivência cercada de respeito e acolhimento. “O nosso objetivo maior nesse primeiro momento não foi só apresentar a temática, mas sensibilizar os alunos para essa questão humana e para a importância dessa diversidade, pois queremos discutir o absurdo da intolerância e da xenofobia”, ressaltou ela.
O “Migragente” será desenvolvido ao longo de todo ano letivo em diversas atividades como instalações artísticas, gincana cultural e apresentações musicais. “Os alunos ampliarão seu conhecimento a respeito das migrações como um direito humano, conforme a lei 13.445/2017, que tem como princípios a igualdade de direitos e o combate à discriminação e à xenofobia contra os migrantes e refugiados. O repertório que tem como fundamento para esse projeto são os acontecimentos emergidos dessa crise humanitária que expõe a dificuldade das nações em lidar com os refugiados”, finalizou a coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes.
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