Extra! Extra! Alunos do 4º ano fazem Jornal da 40’tena
Ideia surgiu após as aulas sobre o gênero textual Notícia

As mudanças na rotina de aprendizagem e a adoção de novos hábitos saudáveis, durante o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, foram temas da primeira edição do Jornal da 40’tena, uma iniciativa dos alunos do 4º ano, turma C, do Colégio Antônio Vieira. A ideia dos estudantes de criar um informativo para a classe surgiu após as aulas da professora Janilda Bittencourt sobre o gênero textual Notícia.
Os alunos logo se empolgaram com os novos conhecimentos obtidos e viram uma oportunidade para noticiar, a partir da visão própria da turminha, os fatos e curiosidades desse momento tão desafiador para todo o mundo. “A professora Jane, como é conhecida, adorou a proposta e logo apoiou o projeto”, como revela a coordenadora pedagógica da série, professora Eliana Fonseca. “Fiquei muito feliz com a iniciativa, pois mostra que, mesmo diante da situação que estamos vivendo, os alunos estão envolvidos nas propostas pedagógicas lançadas, empenhando-se em um projeto que também amplia a interação entre eles”, confirma a professora da turma.
Os estudantes do 4º C, realmente, superaram as expectativas, dedicando-se ao informativo, paralelamente, às atividades pedagógicas. Resultado: o jornalzinho eletrônico ganhou até uma logomarca criativa: Jornal da 40’tena. No conteúdo, foram abordadas notícias sobre a expectativa com as pesquisas acerca da vacina contra a Covid-19, além de dicas para jovens empreendedores que estão se reinventando com novos negócios durante a crise econômica gerada pela pandemia. Na “Editoria de Esportes”, foram destacadas as aulas on-line e videoaulas dos professores de Educação Física e de atividades esportivas específicas. Houve também um espaço para depoimento de um dos alunos sobre a “saudade do baba”, como é chamado na gíria baiana o futebol voltado para o lazer.

MÁSCARAS E SORRISOS
Bastante antenado às notícias do momento, o Jornal da 40’tena fez ainda um alerta para a questão do desmatamento e os efeitos negativos para os pássaros, com a perda do habitat natural. Em outra reportagem, há uma atualização da fase atual do cronograma adotado pelas autoridades públicas para a flexibilização da quarentena, de acordo com os indicadores dos órgãos de saúde. A edição foi encerrada com uma curiosidade sobre máscaras transparentes, adotadas por pessoas com deficiência (PcDs) auditivas, mas que também são consideradas uma boa opção para que todos possam usá-las, exibindo sorrisos.
Leia também
-
14.10.25
Educação infantil no Vieira é tema de entrevista no programa Vozes e Saberes. Confira!
Diretor-geral do colégio falou sobre diferenciais do projeto pedagógico na Cardeal FM
-
14.10.25
Estudantes do Vieira descobrem 13 novos asteroides em feito reconhecido pela Nasa
Alunos do colégio participaram do programa Caça Asteroide, desenvolvido pelo Ministério da Ciência em parceria com a agência especial americana
-
13.10.25
Líderes educacionais da RJE participam da Educa Week
Diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira abordou tema sobre saúde mental nas escolas, em evento em São Paulo
-
13.10.25
Estudantes do NAV ampliam repertório em atividade de campo no Parque das Dunas
Experiência também marcou confraternização e celebração por mais um ano de ações do Núcleo Ambiental do Vieira