Exposição “Miniaturas de Casas Antigas do Sertão” chega pela primeira vez a Salvador
A mostra, desenvolvida pelo artista plástico Edson Duarte, fica em cartaz a partir do dia 25 de abril no Colégio Antônio Vieira
Uma arquitetura rústica,simples e muito resistente é retratada na exposição “Miniaturas de Casas Antigas do Sertão”, do artesão jacuipense Edson Duarte. A mostra, que chega pela primeira vez em Salvador após passagens por Feira de Santana e Conceição do Coité,apresenta símbolos das paisagens sertanejas e casas típicas da zona rural, com o desgaste promovido pelo passar dos anos e vestígios das histórias de vida dos moradores.Mais de 20 desses cenários poderão ser vistos pelo público, no Colégio Antônio Vieira (Garcia), de 25 de abril, a partir das 18h30,até o dia 31 de maio.
Segundo Edson Duarte, que estará em Salvador para o evento de lançamento, a exposição foi criada para imortalizar uma tradição que se perdeu ao longo dos anos. O desenvolvimento das miniaturas desses cenários sertanejos é fruto de uma pesquisa do artesão para compreender como cada uma dessas construções (moradias, currais, igrejas etc) eram edificadas. “Busquei muitas referências para trazer a almadesses locais. Nas miniaturas, foram utilizados elementos de plantações e terras de casas que estão em ruínas, a fim de que o público possa sentir a essência de cada uma dessas paisagens”, explica ele.
Sobre o artesão
Edson Duarte Marques, natural de Riachão do Jacuípe, ministra oficinas de música, artesanato e reciclagem de papel no Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e, voluntariamente, no Centro de Amor e Transformação (CAT), entidade que atende indivíduos em condições sociais de risco. Também integra a Associação de Proteção aos Animais “Beato Salu” (APARJ).
Leia também
- 05.12.25 Listas de livros, materiais e planos de execução 2026
-
05.12.25
10ª Mostra CAV de GR encanta com 'O Mágico de Oz'
Alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira revelaram evolução em movimentos e técnicas
-
04.12.25
Ludicidade e diálogo multicultural marcam atividades da educação bilíngue no Vieira
Aprendizagem do inglês em 2025 se deu de forma fluída com atividades que mobilizam crianças e adolescentes
-
03.12.25
Em ano de COP 30 no Brasil, VIII ONU Colegial do Vieira dá exemplo de diplomacia e aprendizagens múltiplas
Evento, realizado de 24 a 28 de novembro, reuniu estudantes em simulação de conferências das Nações Unidas