Exposição fotográfica “Vidas Refugiadas” debate gênero e refúgio
A mostra conta as histórias e o cotidiano de sete mulheres refugiadas que vivem no Brasil
A exposição fotográfica “Vidas Refugiadas”, que aborda o cotidiano de sete mulheres refugiadas que vivem no Brasil, será inaugurada no dia 10 de outubro, às 18h30, no Colégio Antônio Vieira, localizado no Garcia, em Salvador. A exposição ficará aberta ao público até o dia 22 de novembro, com entrada gratuita e funcionamento das 7h às 19h.
Com imagens do fotógrafo Victor Moriyama, a exposição revela as necessidades, os dilemas e as conquistas das mulheres vindas de Burkina Faso, Síria, Centro-Oeste da África, Nigéria, República Democrática do Congo, Angola e Cuba. A ideia é apresentar ao público uma oportunidade de reflexão sobre a adaptação delas à vida no Brasil.
A idealizadora e curadora da exposição é a ex-aluna vieirense Gabriela Cunha Ferraz, advogada que atualmente atua como oficial de proteção do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) no campo de Kakuma, no Quênia.
O projeto, lançado em março de 2016, já passou por 22 espaços expositivos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba e Bahia, atraindo mais de 30.000 visitantes e propondo um debate em torno dos temas da diversidade, equidade e inclusão.
De acordo com os dados recentes do último relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), meninas e mulheres representam 51% do total dos 70,8 milhões de pessoas forçadas a abandonar seus lares em razão de conflitos, violência ou violação de direitos humanos.
Seja pelas singulares expressões das fotos em estúdio ou mesmo dos registros das refugiadas em seus respectivos cotidianos, a exposição revela as dificuldades e os problemas enfrentados por elas ao mesmo tempo em que joga luz sobre suas conquistas, seus valores e seus esforços feitos para construir dias melhores no país que as acolheu como refugiadas.
Leia também
-
13.11.25
Colônia de Férias do Vieira já está com inscrições abertas. Vagas limitadas!
Interessados devem fazer logo a reserva de acordo com a faixa etária dos estudantes
-
12.11.25
Aula de campo no Museu Náutico amplia aprendizagens sobre Grandes Navegações
Atividade integrou conjunto de metodologias ativas adotadas pelo Departamento de História do Vieira
-
12.11.25
Enfim EM – Estudantes do 9º ano do Vieira já vivem expectativas para nova etapa escolar em 2026
Evento com apresentações da proposta pedagógica, atividades divertidas e brinde especial marcou rito de passagem para Ensino Médio
-
11.11.25
Vieira Awards premia mais de 300 estudantes por desempenho em Olimpíadas do Conhecimento
Segunda edição da premiação acadêmica homenageou também 45 professores que atuaram como articuladores