Expociência do Vieirinha desperta crianças para investigação científica
Com experimentos que demonstram as leis da Ciência, estudantes revelam aprendizagens para além da sala de aula
A quinta edição da Expociência do Vieirinha, realizada na última semana nos dias 5 e 6, encantou estudantes e famílias que vieram conferir a mostra de experimentos das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. O evento faz parte das ações de iniciação científica que integram o projeto pedagógico da instituição desde as séries iniciais. Na próximas terça (12) e quinta-feira (14), a Expociência segue com os estudantes do Vieirão, já na 27ª edição que também será aberta à visitação pelas famílias dos jovens cientistas.
“No caso do Vieirinha, a ludicidade é fundamental para estimular as crianças em suas descobertas científicas”, frisou a bióloga e professora de Ciências, Maria Goretti Souza, no dia da abertura do evento, no último dia 5. “As crianças desde cedo são geralmente muito curiosas e a curiosidade, o desejo de descobrir novos conhecimentos, é o que move a Ciência”, completou. “Fazenda de Energia Eólica”; “Ímã do Balão”; “Tornado no Frasco”; “Chuva Macabra”; “Fenômeno da Bioluminescência”; “Flor Mágica”; “Ondas Sonoras”; “Eletricidade Estática”; “Teste de Atrito”; “Leite Psicodélico”; e, “Vulcão Mágico” foram alguns dos experimentos demonstrados nos estandes, com cartaz científico e tudo.
CONSTRUINDO CONHECIMENTOS
A professora Maria Goretti juntamente com a articuladora pedagógica do Vieirinha, professora Eliana Fonseca, e o gestor dos laboratórios do Vieira, Valmir Lapa, integram a Comissão de Organização da Expociência do Vieira, que agradeceu o empenho da equipe pedagógica e das famílias, apoiando as crianças para o sucesso das experiências. Também estiveram presentes na abertura a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério; a diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques; o diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira; o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, além do padre Emmanuel Araújo, SJ, que proferiu a bênção oficial ao evento.
“A Expociência é sempre um momento de muita alegria para nós, até porque a Ciência tem um papel muito importante para a humanidade, inclusive para estarmos aqui hoje. Que seja mais uma oportunidade de avanço das nossas crianças em suas aprendizagens, estimulando-as à pesquisa e a construir novos conhecimentos”, declarou a diretora-geral do Vieira, destacando o trabalho da Comissão Organizadora, agradecendo também as famílias pela parceria e presença.
‘AMEI TE VER’
A alegria com a presença muito especial das famílias das crianças também estava estampada no rostinho de cada uma delas, prontas para explicar as aprendizagens científicas reveladas em cada experimento, em cada estande. “Eu amei te ver”, dizia uma das músicas entoadas pelo Coral Infantil, que se apresentou na solenidade de abertura sob o comando do maestro Jean Prado. Sim, assim como no refrão da canção de Tiago Iork, as famílias amaram ver seus filhos e filhas demonstrando seus experimentos, revelando também outras habilidades, como oratória, trabalho em equipe, organização etc. As crianças cientistas, por sua vez, também amaram ver os papais, mamães, vovós e demais familiares de toda a turminha, constatando suas novas descobertas.
Ex-alunos do Vieira, o hoje engenheiro Paulo Henrique Vitória Régis e a esposa Lorena, professora de Epidemiologia, estavam entre os familiares das crianças que foram conferir a Expociência. “Uma oportunidade para experimentar na prática o que aprenderam nas aulas”, disse o papai Paulo, feliz com a demonstração feita pela filha Laura. “É muito importante que a escola promova este estímulo à Ciência desde cedo. Na nossa época, ainda não tinha a Expociência, e a gente vai vendo, com a nossa filha, como o Vieira vai sempre se renovando com eventos como este”, completou a mãe vieirense. “É simplesmente sensacional, despertando as crianças para a investigação científica e para entenderem melhor, por exemplo, os fenômenos da natureza”, definiu a médica Mariana Mendonça, outra mãe vieirense que “amou ver” seu filho mostrando seus conhecimentos e também visitar a Expociência. O corte da fita inaugural, dando acesso aos estandes, foi feito pelos alunos Felipe (4º ano EF) e Maria Clara (5º ano EF).
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA EXPOCIÊNCIA 2023!
Esta semana a galeria vai ganhar ainda mais registros, após o evento no Vieirão.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
11.09.24
ARTIGO – Meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida
Biólogo e professor de Biologia do Vieira, Osman Barbosa alerta jovens a ficarem atentos à temática da sustentabilidade
-
10.09.24
Vieira recebe visita de estudantes do Colégio Diocesano, unidade da Rede Jesuíta no Piauí
Alunos do "Dió" puderam vivenciar e compartilhar experiências de aprendizagem no colégio baiano da RJE
-
10.09.24
Expociência do Vieirinha estimula pesquisa científica entre crianças e pré-adolescentes
Mostra de experimentos e projetos dos alunos do 1º ao 7º ano do EF chega à sexta edição encantando estudantes e público
-
09.09.24
Diretores de colégios jesuítas da América Latina discutem educação em rede na atualidade
Professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, destaca importância do evento realizado em Buenos Aires