Ex-alunos participam de palestras sobre desafios da vida acadêmica
Iniciativa promovida pelo NAIC proporcionou importantes trocas de experiências entre os dias 06 e 10/06
Proporcionar uma inesquecível troca de experiências. Essa foi a proposta do evento “Ex-alunos em Ação”, realizado pelo Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC), entre os dias 06 e 10 de junho. A iniciativa, que ocorreu na Sala de Arte Sálua Chequer, durante os intervalos, teve como objetivo principal aproximar os estudantes do Ensino Médio da vida acadêmica, através das palestras realizadas por universitários, que falaram sobre diversos cursos e áreas.
Catherine Mainart, fundadora e coordenadora do NAIC, explica que a ideia do evento foi justamente fazer com que os ex-alunos voltassem ao Vieira para contribuir com a formação dos estudantes de hoje. “Pensamos em criar um espaço onde quem está fora trouxesse novas ideias e quem está no Colégiose interesse por isso, criando assim esse ambiente de cooperação. A partir disso, os alunos podem ter um processo de entrada na faculdade mais consciente do que eles irão fazer e encontrar”, disse ela.
A interação foi bem dinâmica e participativa. Para a aluna da 3ª série EM, Júlia Movato, o mais interessante foi entender, através do ponto de vista um estudante, o que acontece nos primeiros contatos com a universidade. “Achei a palestra ótima e gostei mais ainda por ser realizada por alunos. Tudo que sabemos vem geralmente dos professores ou de pessoas que não vivem a mesma realidade que a nossa”, destacou ela. “Eu achei muito interessante, porque eles falaram com uma linguagem que a gente pôde entender. Esse foi um diferencial do evento”, complementou a estudante Luiza Lemos, também da 3ª série EM.
Os ex-alunos do Vieira e estudantes de medicina Raphael Barreto eDaniel Deiró compartilharam um pouco da rotina na UFBA e como foi a entrada deles na instituição. “A experiência foi incrível e bem útil. Eu ficaria muito feliz se tivesse passado por isso na minha época. Ter alguém jovem que possa te situar nesse processo é um diferencial muito grande”, pontuou Raphael. Para Daniel, o ponto mais gratificante foi poder sanar as dúvidas dos participantes. “É uma demanda que parte dos alunos. Muitos têm o interesse de cursar uma determinada área, mas não sabem se a realidade é como eles pensam. Viver na prática e poder falar sobre isso fez toda diferença”, finalizou ele.
.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica