28.02.23

Ex-alunos do Vieira são classificados para competição mundial de aerodesign em projeto reconhecido pela Embraer

Atuais estudantes de Engenharia da Ufba, Gabriel Assis e Matheus Souto integram equipe campeã de disputa nacional da SAE Brasil

Integrantes da equipe Axé Fly, que reúne 18 estudantes de Engenharia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), os ex-alunos vieirenses Gabriel Assis e Matheus Souto comemoram a vitória do grupo que se destacou em 1º lugar na 24ª SAE Aerodesign, ocorrida no final do ano passado, em São José dos Campos, São Paulo. Trata-se de um dos mais importantes desafios de Engenharia e Aeromodelismo do país e a ótima classificação da equipe de Gabriel e Matheus assegura a vaga para a próxima edição mundial da competição, a SAE Aerodesign East 2023, a ser realizada agora em março na Flórida, nos Estados Unidos.

No evento nacional, além do título de campeã, a equipe Axé Fly conquistou menções honrosas nas categorias Maior Peso Carregado, Melhor Apresentação Oral e Melhor Projeto. E não para por aí: o trabalho, que cria condições para que os aviões consigam suportar mais peso que o atualmente compatível para as aeronaves, também foi agraciado, no evento, com o Troféu Embraer de Excelência de Projeto. Hoje, Gabriel já está até estagiando na sede da Embraer, em São Paulo. Ele lembra de o quanto a formação do Vieira também foi importante para as conquistas atuais e outras que certamente estão por vir.

Apresentação do projeto na SAE Brasil

“A formação que tivemos no colégio contribuiu não só pelo conhecimento técnico, mas por muitas outras habilidades necessárias em um projeto: comunicação, liderança, trabalho em equipe, que sempre são trabalhadas no Vieira. Tudo isso agregou muito para mim. pude assumir posições de liderança, fui capitão da equipe nos últimos dois anos, e conseguimos o título de campeão”, diz Gabriel. “A Axé Fly me permitiu vivenciar a paixão que tenho desde o meu Ensino Médio pela Engenharia Aeronáutica, além de desenvolver habilidades que são muito buscadas no mercado de trabalho. O incentivo a participar de projetos extracurriculares desse tipo veio também desde o Vieira, e a isso sou extremamente grato”, completou o colega Matheus.

Equipe Axé Fly nos testes práticos com protótipo que será levado para a competição nos EUA

De acordo com os organizadores, o programa Competição SAE Brasil AeroDesign tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa, o estudante da área tem a oportunidade de atuar em um projeto aeronáutico, desde sua a concepção, construção e testes.

Além do título de campeão, equipe recebeu três menções honrosas

A SAE International é uma associação que estimula o empreendedorismo e a pesquisa, sendo também uma das principais fontes de normas e padrões relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, estando presente em mais de 65 países. No Brasil, são seis mil associados, aproximadamente. A sede fica na cidade de São Paulo, com presença em sete estados brasileiros, por meio de nove seções regionais.

Fotos: arquivo pessoal.