Ex-aluna e mãe vieirense, médica Anita Rocha lança livro infantil
Obra apresenta, de forma lúdica, temas especialmente difíceis para as crianças, como dor e sofrimento

Ao questionar a mãe médica, no ano passado, sobre qual seria o projeto de vida dela, o estudante Rafael, do 7º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira, acabou provocando a renomada anestesiologista Anita Rocha a realizar um sonho: escrever um livro em que pudesse tratar temas áridos, como a dor e o sofrimento, de uma forma lúdica, para as crianças. O primeiro projeto nesse sentido, da agora também escritora, será lançado nesta quinta-feira (29) no Itaigara Memorial (Edf. Linus Pauling, 3º andar). Durante o evento, 500 exemplares da obra “A Transformação de Flor” serão doados ao público, principalmente aos pequenos pacientes, em dois horários ampliados para evitar aglomerações em tempos de pandemia: de 9h às 11h e de 14h às 16h.
“A Transformação de Flor é protagonizada por uma meiga lagartinha Flor, que sonhava em ser uma linda borboleta e voar, mas ela acaba sofrendo um acidente, perdendo várias de suas patinhas, sentindo-se triste e solitária em um enredo que se segue para trazer uma linda história de coragem, amizade, amor e, principalmente, superação”, destaca a sinopse do livro. “A pergunta do meu filho Rafa trouxe algumas reflexões em relação ao que eu gostaria de construir, levando-me a três grandes paixões: estar com crianças, o ensino e a clínica da dor. Resolvi, então, escrever um livro infantil, trabalhando alguns conceitos em saúde e valores que considero importantes neste contexto”, conta a médica e escritora que, até então, já se notabilizava pelos artigos técnicos.
Pautada, portanto, por um ideal como projeto de vida, a autora, que também é ex-aluna do Vieira, explica porque resolveu não vender a publicação. “A proposta é que, através do livro, a gente possa alcançar o maior número de pessoas, pois acredito que instrumentos que falem de amor, de superação, devam ser multiplicados”, diz, completando: “Creio que podemos nos tornar pessoas melhores, que valorizem o respeito ao próximo, o amor e o cuidado”.

Anita Rocha, que também é mãe do aluno Pedro, do 9º ano EF, destaca ainda a inspiração constante dos filhos para projetos na carreira e na vida pessoal: “As crianças, de modo geral, são fundamentais para as mudanças dentro da própria família. Elas nos ensinam a cada dia, dando-nos força para seguir em frente em busca de um mundo melhor”.
Imperdível, então, essa obra de Anita Rocha.
Agende já!
Lançamento do livro “A Transformação de Flor”
Autora: médica Anita Rocha.
Quando: quinta-feira, 29/10 (9h às 11h e 14h às 16h).
Onde: Itaigara Memorial (Rua Altino Serbeto de Barros, 119, Edf. Linus Pauling, 3º andar, Itaigara – Salvador).
Após o lançamento, a edição virtual de “A Transformação de Flor” também será disponibilizada nas redes sociais da editora (Mente Aberta), do Itaigara Memorial e no perfil da médica e autora no Instagram.
Leia também
-
17.09.25
Projeto Virada Ecológica convida comunidade escolar a agir em prol da Casa Comum
Ação pedagógica interdisciplinar do Vieira é desenvolvida com estudantes do 7º ano EF
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica