Etapas estadual e interna das olímpiadas de química premiam vieirenses
O aluno da 2ª série EM, Lucas Paz, foi o primeiro colocado geral na edição baiana da competição

A 11ª Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) premiou estudantes de toda Bahia em solenidade realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 27/10. No evento, 15 vieirenses tiveram seus esforços reconhecidos e ganharam medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. A competição é voltada para estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do estado.
O aluno da 2ª série EM, Lucas da Paz, foi o primeiro colocado na sua série e no quadro geral da OBAQ, sendo essa última a maior premiação da competição. “Eu gostei muito do resultado. Fico muito feliz por todo incentivo que eu e meus colegas recebemos dos professores. Tivemos uma enorme assistência e isso com certeza foi um diferencial”, ressaltou. Lucas também já havia sido premiado em 2016 com a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química
O professor de química do Vieira, João Castro, avalia positivamente o resultado dos alunos em 2016. “Estamos sempre estimulando nossosalunos para que eles busquem sempre a sua superação academicamente, mas sempre com um ‘olhar MAGIS’, em que o estudante aprende e partilha com os outros colegas. A ideia é deque todo avanço que esse aluno teve em químicapossa ser transformado não só numa carreira brilhante na universidade, mas também em solidariedade, utilizando o conhecimento para ajudar no crescimento do outro”.
A OBAQ faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e tem a finalidade estimular o raciocínio, o estudo e desenvolver o estudante nessa área de estudo. “A oportunidade de participar de uma atividade de extensão é muito importante, pois dá a ele a vivência da química em outra dimensão. Além disso,incentivao estudo mais aprofundado na área. Estou muito feliz com o resultado”, pontuou o professor Álvaro Filho.
Olimpíada do Vieira
O Colégio Antônio Vieira proporciona uma olimpíada interna que serve como classificatória para OBAQ do ano seguinte. Nesse ano, na sua 10ª edição, os alunos foram premiados em cerimônia realizada no Pátio Centenário, na manhã que antecedeu a solenidade na UFBA. A competição é destinada aos alunos do Ensino Médio e segue o mesmo modelo das disputas estaduais e da nacional. “A Olimpíada de Química do Vieira pode incentivar os nossos colegas a participarem de mais de eventos como esse. O retorno é muito positivo e o reconhecimento faz o trabalho valer a pena”, disse o aluno Henrique Barros.
Leia também
-
17.09.25
Vieira e MP promovem palestras para estudantes em ação preventiva contra bullying e cyberbullying
Tema foi abordado para, aproximadamente, 600 jovens alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em outubro, será vez das turmas do 8º e 9º anos
-
16.09.25
Ex-aluno do Vieira, pesquisador baiano Cássio Meira é empossado na Academia Brasileira de Ciências
Na solenidade, no último dia 11 em Recife, o cientista lembrou dos tempos de colégio, quando despertou o interesse pela área
-
16.09.25
Expociência do Vieirinha é aberta à visitação a partir desta quinta e segue até dia 25. Veja o dia por série!
Mostra de experimentos e projetos do Colégio Antônio Vieira desperta estudantes desde cedo para a pesquisa científica
-
15.09.25
Diretor da Rede Jesuíta de Educação destaca compromisso do Vieira com formação integral
Prof. Fernando Guidini esteve com educadores e estudantes do colégio