22.04.22

Estudantes revelam crescimento espiritual em Semana Santa Jovem

Depois dos desafios do contexto pandêmico, edição 2022 marca retorno das atividades presenciais do evento

Estudantes revelam crescimento espiritual em Semana Santa Jovem

A história de Cristo, eles já sabiam. “Mas, proporcionar aos jovens uma experiência ímpar – que, a partir de dinâmicas e vivências diversas associadas à Semana Santa, permita-lhes compreender que os ensinamentos deixados por Jesus, bem como o simbolismo de todo o sofrimento na cruz e a renovação da vida, são mensagens que não ficaram apenas nos registros históricos, fazendo pleno sentido no contexto de mundo atual – é um dos grandes objetivos da Semana Santa Jovem (SSJ)”. É o que explica o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) do Colégio Antônio Vieira, professor João Ramiro. Este ano, dois grupos de estudantes do Ensino Médio da instituição viajaram para a Casa de Retiro de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e para Capim Grosso, no sertão baiano, para participar do evento.

Após dois anos em contexto pandêmico, a edição do evento voltou a ser realizada de forma presencial, tornando o momento ainda mais especial para os jovens. “Viver a Semana Santa na SSJ em Capim Grosso foi muito intenso: um misto de emoções, depoimentos, conversas, diálogos que abre a nossa mente”, conta a estudante Grazielle Oliveira, do Ensino Médio, do turno diurno. “Foi, realmente, muito tocante, pois eu nunca havia, por exemplo, participado de uma encenação da Via Sacra e foi muito especial perceber o quanto a história de vida de Jesus é dolorosa, mas também emocionante”.


AMAR E SERVIR

A SSJ 2022 em Mar Grande foi, sem sombra de dúvidas, uma experiência única, em que consegui aflorar ainda mais minha vida espiritual”, diz o estudante Alex Longo, do Ensino Médio Noturno. Ele destaca o acolhimento da equipe do Sorpa e dos funcionários da Casa de Retiro e diz que seu crescimento pessoal e espiritual foi tão significativo que “mil palavras não representariam todo o sentido” do evento, que também contou com a participado do assistente espiritual do Vieira, padre Emmanuel Araújo, SJ.
Para a estudante Ana Júlia Mendes, do EM diurno, “participar da Semana Santa Jovem representou uma experiência de fraternidade, rica em espiritualidade”, como frisou. “Pudemos desfrutar dos ensinamentos inacianos do amor e serviço, na aplicação do que é ser magis, além do companheirismo e amizade”.   

Estudantes do Ensino Médio diurno e noturno, Grazielle, Alex e Ana Júlia destacam “experiência única, tocante e rica em espiritualidade”.

CAMINHANDO JUNTOS

“São oportunidades que permitem aos jovens estudantes viver o Tríduo Pascal e a Ressurreição, buscando caminhar, de fato, com Cristo nesses dias, tentando seguir os passos a partir da Santa Ceia, passando pela Via Sacra até o momento pleno da Ressurreição, usando dramatizações, mas também trabalhando no silêncio, com respeito, aprendizagem e reflexões”, conta o professor João Ramiro, que participou do evento com o grupo em Mar Grande. E ressalta: “Tudo é contextualizado, trazendo para as dores do mundo de hoje, como por exemplo a Guerra na Ucrânia, e também à nossa realidade local com muitos irmãos abandonados nas ruas ou outras formas de injustiça social e é preciso que tenhamos o Cristo do Evangelho em nosso coração diante das dores da sociedade”, completou.

Grupo que participou da SSJ em Capim Grosso


SOLIDARIEDADE E INTERAÇÃO

Em Mar Grande, os estudantes tiveram acesso a uma apresentação com vídeos, feita pelo professor Odijas Neto, de Ensino Religioso, sobre as ações de apoio a moradores de rua feitas pela Comunidade da Trindade. Os pastoralistas do Sorpa também conduziram dinâmicas e momentos musicais voltados para o crescimento espiritual. 

Já em Capim Grosso um dos momentos de destaque foi a tarde de interação com as crianças da comunidade, na Escola Dulce. “Dividimos os participantes em grupos e cada um se engajou em uma frente para desenvolver uma atividade com as crianças, cada um preparando formas carinhosas para acolhê-las e tornar o momento especial para elas e para eles”, conta o pastoralista Daniel de Oliveira, que estava com os jovens na cidade, onde a Companhia de Jesus também se faz presente com ações sociais. “Foi uma dinâmica inclusiva que deixava no coração a certeza de estar contemplando o Reino de Deus, onde todos são bem-vindos e onde todos se tornam um, um só coração, numa integração bonita entre os jovens de Salvador e Capim Grosso que foi realizada no Sábado de Aleluia, mas já como um prenúncio da alegria pela Ressurreição, no Domingo de Páscoa”, conclui.

Clique aqui para rever diversos momentos da Semana Santa Jovem 2022

Fotos: Sorpa/CAV e acervos pessoais.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo