10.11.15

Estudantes recebem medalhas de competições de Química

No dia 29 de outubro, os alunos que se destacaram na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) participaram de uma cerimônia especial de premiação no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

No dia 29 de outubro, os alunos que se destacaram na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) participaram de uma cerimônia especial de premiação no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Na ocasião, 10 alunos receberam medalhas de ouro, prata e bronze e outros 9 foram agraciados com menções honrosas pelo bom desempenho na competição, voltada para alunos do Ensino Médio e tecnológico (até o terceiro ano) de escolas públicas e particulares do estado da Bahia.

“O resultado alcançado por nossos alunos foi brilhante. Tudo isso é fruto da dedicação dos estudantes, somada ao papel do Vieira, de fomentar a participação do alunado neste importante espaço de aprendizado. Somente em um ambiente de currículo diversificado a educação integral, de fato, pode acontecer”, destacou o coordenador do Departamento de Química, prof.ºJoão Castro.

A OBAQ é um evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) – Regional Bahia, e visa estimular o ensino, estudo e pesquisa no campo da química, além de descobrir jovens com talento e aptidões para a área. “Participar de uma Olimpíada como a OBAQ é uma experiência fantástica, que eu recomendo para qualquer estudante. Nós temos a oportunidade de expandir o nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, entramos em contato com pessoas que possuem diversas aspirações”, destacou o aluno Danton Ribeiro, medalhista de bronze.

Já a aluna Luana Chacra, que recebeu menção honrosa, valorizou o apoio dado pelos professores. “Tive a oportunidade de participar de outras edições da OBAQ e, em todas, vi o quanto os professores nos incentivam a buscar o conhecimento. Nós temos toda assistência na resolução de questões e na análise do modelo de prova e também assistimos aulas extras que nos ajudam bastante”, ressaltou ela.

Olimpíada Interna

Na última quinta-feira (05/11), os vencedores da IX Olimpíada de Química do Vieira foram premiados em cerimônia realizada no Pátio Centenário do Vieira. A competição acadêmica é destinada aos estudantes do Ensino Médio e segue o modelo das disputas estadual e nacional, em que os alunos são avaliados através de uma prova com questões objetivas e discursivas, elaborada com os conteúdos da respectiva série. A disputa também funcionou como seletiva para a Olimpíada Baiana de Química 2016.

Os estudantes não esconderam a felicidade ao falar da Olimpíada. “É muito gratificante ganhar o prêmio. Estudei bastante durante esse período, mas achei que não ia ganhar. É uma grande surpresa e eu estou radiante”, disse a aluna Sarah Cardoso. “É sempre bom ganhar. Tenho uma boa relação com a matéria e sempre tive vontade de aprender sobre ela, antes mesmo do Ensino Médio. Gosto muito de Matemática e Física, mas a minha melhor experiência estudantil envolve a Química. Esse prêmio me fez relembrar tudo isso” completou Luís Eduardo de Albuquerque.

Confira a lista de alunos premiados na X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ):

MEDALHISTAS DE OURO

Lucas da Paz Magalhães – 1ºC
Gabriel Cunha – 2ºF

MEDALHISTAS DE PRATA

Moisés Cardoso Couto – 1ºA
Camila Maria Soares de Lima – 3ºF

MEDALHISTAS DE BRONZE

Giovanni Rocha – 2ºE
Henrique Sandes – 2ºC
Luis Eduardo de Albuquerque – 3ºA
Flávia Pineiro Nery – 3ºF
Igor Radel Ribeiro – 3ºD
Danton Wilson F. R. Filho – 3º B

MENÇÕES HONROSAS

Leticia Escorse Requião – 2ºC
Yuri Micael Veloso – 2ºE
Mariana Tourinho Pessoa Rezende – 2ºH
Luiza Souza Simões – 2ºA
Luana Chacra Carvalho de Quadros – 3ºF
Marcella Araújo P. Bastos – 3ºD
Clara Suit Queiroz – 3ºA
Lucca Souza – 3ºB
Giulia Lago Armani – 3ºD

Veja também a lista dos vencedores da IX Olimpíada de Química do Vieira:

1ªSérie EM

1) Lucas da Paz Magalhães (1ªC) – Ouro
2) Beatriz Rocha Darze (1ªJ) – Prata
3) Gabriela Sarno Brandão (1ªH) – Bronze
4) Matheus Barreto Sampaio (1ªC) – Menção Honrosa
5) Mariana Camelier Mascarenhas (1ªI) – Menção Honrosa

2ªSérie EM

1) Henrique Sandes Lima (2ªC) – Ouro
2) Gabriel da Cunha Gomes (2ªF) – Prata
3) Sarah Cardoso Nogueira (2ªC) – Bronze
4) Letícia Escorse Requião (2ªC) – Menção Honrosa
5) Yuri Micael Veloso (2ª E) – Menção Honrosa

Série EM

1) Luis Eduardo de Albuquerque (3ªA) – Ouro
2) Danton Ribeiro Filho (3ªB) – Prata
3) Igor Radel Ribeiro (3ªD) – Bronze
4) Lucca Souza (3ªB) – Menção Honrosa
5) Clara Suit Queiroz (3ª A) – Menção Honrosa

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo