Estudantes fazem leitura crítica e instalação baseada no clássico ‘Os Miseráveis’, de Vitor Hugo
Atividades foram desenvolvidas por alunos do Colégio Antônio Vieira, integrando as aprendizagens em quatro disciplinas

Um clássico da literatura mundial, o livro Os Miseráveis (Les Misérables), de Vitor Hugo, destaca-se pela narrativa envolvente, ao mesmo tempo em que estimula a consciência crítica do leitor, a respeito de todo tipo de injustiça humana. A obra inspirou estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira a expressar as aprendizagens em Língua Portuguesa, Redação, Arte e Ensino Religioso, por meio de uma instalação artística no Pátio Centenário do Vieirão, onde circulam alunos do 8º ano EF à 3ª do Ensino Médio. O objetivo foi provocar reflexões entre outros jovens.
O livro, originalmente publicado na França em 1862, foi adaptado para o cinema e outras mídias, contando a história de Jean Valjean ― o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. O romance emblemático descreve, assim, a vida das pessoas pobres na Paris provincial do século XIX, retratando a desigualdade social e a miséria decorrente, além de conflitos na relação entre a sociedade e o Estado.
DIÁLOGO COM A CONTEMPORANEIDADE

“Todas as discussões propostas para a realização desse trabalho, envolvendo as quatro disciplinas, perpassaram a leitura crítica da obra e sua relação com a realidade e a contemporaneidade. Dessa maneira, a produção da instalação artística respondeu ao propósito maior de estabelecer diálogos e interdiscursividades com o texto literário, sem perder de vista o papel questionador e transformador que a literatura, enquanto linguagem e expressão artística, ocupa na sociedade”, declarou a coordenadora pedagógica da série, Isabel Cezimbra.

“FILHOS DA MESMA AGONIA”
“Achei o projeto Filhos da Mesma Agonia muito interessante tanto para o meu desenvolvimento como aluno na escola, tanto como pessoa, porque aborda temas importantes para a gente aprender e saber que são ainda muito presentes na sociedade, como desigualdade social, fome, preconceito, a pobreza”, disse a estudante Luís Felipe Malaquias, completando: “Gostei também da montagem da instalação e de todo o processo criativo, porque a gente teve que nos aprofundar bastante no assunto e exercitar a mente”.
A colega Yasmin Furtado também gostou da atividade. “Foi um projeto muito legal porque aborda temas bem presentes: a desigualdade social, a fome, a miséria. E isso já acontece há anos, tanto que o livro ‘Os Miseráveis’ retrata o período da Revolução Francesa. A obra nos faz pensar muito sobre a relação com tudo no mundo hoje. Para poder ter uma produção criativa do estande, a gente precisou fazer croquis bem críticos, exercitando mesmo nosso pensamento crítico”, concluiu.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema