Estudantes fazem entrega de cápsula do tempo de contexto pandêmico para acervo do Vieira
Caixa, a ser aberta somente daqui a dez anos, é fruto das atividades do Projeto Ethos, desenvolvido com jovens da 2ª série EM
Estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira fizeram, nesta sexta-feira (3), a entrega oficial da cápsula do tempo do Projeto Ethos 2021 para a Direção da instituição, representada pela diretora-geral, professora Mariângela Risério, e pela diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques. A caixa contém itens representativos do contexto pandêmico, a partir de todo um trabalho desenvolvido pelos jovens, a partir da leitura da obra “21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari. Na oportunidade, a diretora-geral destacou a importância da experiência de aprendizagem em meio às adversidades da pandemia, “como uma flor que brota do asfalto”, como frisou.
Todo o material produzido e armazenado pelos estudantes ficará sob os cuidados da biblioteca, como parte do acervo do colégio, para ser aberto daqui a dez anos. O evento será previamente agendado – quando alunos, ex-alunos, equipes pedagógicas, demais colaboradores e Conselho Diretivo do Vieira abrirão as cápsulas do tempo “para uma grande celebração da vida através de memórias que formaram e formam a todos e a todas”, como destacou o professor Zelão Teixeira, coordenador pedagógico da 2ª série EM e articulador pedagógico do Fundamental Maior e Ensino Médio do colégio.

ITENS DA CÁPSULA
Na cápsula material, constam, por exemplo, revistas e jornais com manchetes sobre a pandemia, máscaras, vasilhas de álcool em gel, acessórios e vestimentas de profissionais de saúde, cópia de cartão de vacinação, entre outros. A caixa ainda inclui desenhos e itens que representam malefícios igualmente danosos à saúde dos jovens em alerta feito pelos estudantes vieirenses, além de planos da geração atual (tênis representando o caminhar na vida) e até um pop-it, brinquedo que virou febre entre as crianças.
“O Ethos foi uma experiência extraordinária para o autoconhecimento do estudante nesses tempos de pandemia porque a gente constrói as personas e a cápsula para olhar para o nosso passado e presente para conseguir pensar na construção do futuro. Neste caso específico, mostrar para as pessoas daqui a dez anos o que a gente sentia, num processo muito desafiador, mas também extraordinário”, disse o estudante João Pedro. “Foi um projeto engrandecedor, em que pudemos refletir sobre quem nós somos hoje e o que seremos daqui a dez anos e os impactos da pandemia da construção da nossa identidade”, completou a colega Graziele Oliveira.
Para o professor Zelão, a finalização do Projeto Ethos deste ano está revestida de características interessantes: “Trouxemos a pandemia, mas também a possibilidade de projeções a partir dela: como nós, lá no futuro, vamos olhar para esse momento, assim como ser criança na pandemia pode nos ajudar a compreender o tempo presente”, disse, lembrando que os estudantes da 2ª série EM realizaram, inclusive, entrevistas com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A professora Isabel Cezimbra destacou a importância do envolvimento de toda a equipe pedagógica no processo de construção da aprendizagem pelos estudantes: “Foi um momento de muito aprendizado para todos, de muito enriquecimento, com memórias que vou guardar para sempre”, declarou.
Leia também
-
12.11.25
Aula de campo no Museu Náutico amplia aprendizagens sobre Grandes Navegações
Atividade integrou conjunto de metodologias ativas adotadas pelo Departamento de História do Vieira
-
12.11.25
Enfim EM – Estudantes do 9º ano do Vieira já vivem expectativas para nova etapa escolar em 2026
Evento com apresentações da proposta pedagógica, atividades divertidas e brinde especial marcou rito de passagem para Ensino Médio
-
11.11.25
Vieira Awards premia mais de 300 estudantes por desempenho em Olimpíadas do Conhecimento
Segunda edição da premiação acadêmica homenageou também 45 professores que atuaram como articuladores
-
11.11.25
Infantil do Vieira tem Tarde Brincante em ação voltada para acolhimento às crianças de 2 a 5 anos
Evento integrou atividades de adaptação aos novos alunos antes mesmo do início do ano letivo de 2026