03.12.21

Estudantes fazem entrega de cápsula do tempo de contexto pandêmico para acervo do Vieira

Caixa, a ser aberta somente daqui a dez anos, é fruto das atividades do Projeto Ethos, desenvolvido com jovens da 2ª série EM

Estudantes fazem entrega de cápsula do tempo de contexto pandêmico para acervo do Vieira

Estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira fizeram, nesta sexta-feira (3), a entrega oficial da cápsula do tempo do Projeto Ethos 2021 para a Direção da instituição, representada pela diretora-geral, professora Mariângela Risério, e pela diretora acadêmica, professora Ana Paula Marques. A caixa contém itens representativos do contexto pandêmico, a partir de todo um trabalho desenvolvido pelos jovens, a partir da leitura da obra “21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari. Na oportunidade, a diretora-geral destacou a importância da experiência de aprendizagem em meio às adversidades da pandemia, “como uma flor que brota do asfalto”, como frisou.   

Todo o material produzido e armazenado pelos estudantes ficará sob os cuidados da biblioteca, como parte do acervo do colégio, para ser aberto daqui a dez anos. O evento será previamente agendado – quando alunos, ex-alunos, equipes pedagógicas, demais colaboradores e Conselho Diretivo do Vieira abrirão as cápsulas do tempo “para uma grande celebração da vida através de memórias que formaram e formam a todos e a todas”, como destacou o professor Zelão Teixeira, coordenador pedagógico da 2ª série EM e articulador pedagógico do Fundamental Maior e Ensino Médio do colégio. 

ITENS DA CÁPSULA

Na cápsula material, constam, por exemplo, revistas e jornais com manchetes sobre a pandemia, máscaras, vasilhas de álcool em gel, acessórios e vestimentas de profissionais de saúde, cópia de cartão de vacinação, entre outros. A caixa ainda inclui desenhos e itens que representam malefícios igualmente danosos à saúde dos jovens em alerta feito pelos estudantes vieirenses, além de planos da geração atual (tênis representando o caminhar na vida) e até um pop-it, brinquedo que virou febre entre as crianças.

“O Ethos foi uma experiência extraordinária para o autoconhecimento do estudante nesses tempos de pandemia porque a gente constrói as personas e a cápsula para olhar para o nosso passado e presente para conseguir pensar na construção do futuro. Neste caso específico, mostrar para as pessoas daqui a dez anos o que a gente sentia, num processo muito desafiador, mas também extraordinário”, disse o estudante João Pedro. “Foi um projeto engrandecedor, em que pudemos refletir sobre quem nós somos hoje e o que seremos daqui a dez anos e os impactos da pandemia da construção da nossa identidade”, completou a colega Graziele Oliveira.

Para o professor Zelão, a finalização do Projeto Ethos deste ano está revestida de características interessantes: “Trouxemos a pandemia, mas também a possibilidade de projeções a partir dela: como nós, lá no futuro, vamos olhar para esse momento, assim como ser criança na pandemia pode nos ajudar a compreender o tempo presente”, disse, lembrando que os estudantes da 2ª série EM realizaram, inclusive, entrevistas com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A professora Isabel Cezimbra destacou a importância do envolvimento de toda a equipe pedagógica no processo de construção da aprendizagem pelos estudantes: “Foi um momento de muito aprendizado para todos, de muito enriquecimento, com memórias que vou guardar para sempre”, declarou.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo