Estudantes e profissionais do Vieira fazem palestra, no Rio, em congresso sobre inovação
Evento reuniu representantes da comunidade escolar de 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação em todo o Brasil
Liderança, ética, iniciação científica, avaliação do desempenho docente, além da gestão na perspectiva da formação integral e inovação pedagógica. Os temas foram apresentados por profissionais e estudantes do Colégio Antônio Vieira, durante o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e VIII Congresso Inaciano de Educação, no Rio de Janeiro. Os eventos foram iniciados no último dia 6, com encerramento nesta sexta-feira (9), com a presença das principais autoridades jesuítas e leigas que atuam na área da educação jesuítica, a exemplo do padre José Alberto Mesa, SJ, secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus; do padre Sérgio Mariucci, SJ, secretário de Educação da Província dos Jesuítas do Brasil; e o diretor-presidente da RJE, professor Fernando Guidini. O próximo congresso será em 2029, em Porto Alegre.
A partir do tema geral “Tradição em inovar”, os congressos no Rio tiveram por objetivo discutir novas metodologias e conceitos de qualidade educativa para as crianças e jovens da contemporaneidade, além de promover o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e administrativas por meio da troca de experiências entre as 17 unidades educativas que compõem a RJE em todo o Brasil. O Vieira é único colégio integrante da rede na Bahia.
“Todos nós, que aceitamos estar aqui, estamos determinados a dar passos juntos para descobrir o enfoque inaciano da inovação pedagógica e a desenhar os modos de implementá-la em nosso apostolado educativo”, disse Fernando Guidini. “A escolha do tema da inovação pedagógica ressalta a ajuda que a Pedagogia Inaciana oferece aos educandos para o seu desenvolvimento pleno e investimento nos seus talentos para aperfeiçoamento da sociedade e do cuidado com o outro”.
EDUCAÇÃO COM SENTIDO
Diretor-geral do Vieira, o professor Sérgio Silveira foi o mediador da mesa de tema “Liderança e Gestão na Perspectiva da Formação Integral”, destacando o quanto os diferenciais da liderança inaciana mostram-se essenciais na contemporaneidade. O conceito de liderança inaciana refere-se à forma de gerir equipes e unidades, a partir dos ideais humanísticos defendidos por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companha de Jesus, ordem religiosa da qual fazem parte as unidades educativas jesuítas.
“Chegamos com uma comitiva de 27 membros da comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira, composta por educadores e alunos. Essa representatividade diversa possibilitou múltiplos olhares sobre a Educação Jesuítica, que norteia nossos colégios por meio da Pedagogia Inaciana. O tema do congresso, a inovação pedagógica, reforçou a concepção de que a tradição da Companhia de Jesus é inovar, portanto, o apostolado educativo é fruto e ao mesmo tempo terra fértil para a promoção de uma educação com sentido e transformadora”, declarou o Prof. Sérgio Silveira.
O educador também ressaltou o significado do evento para o Vieira e unidades da RJE. “A participação no congresso deixa a certeza de que caminhamos juntos, em rede, em direção a um futuro promissor no que tange a nossa proposta educativa. Acreditamos que o que fazemos tem uma identidade inegociável, fincada nos valores do Evangelho e que busca responder aos desafios próprios deste tempo. A participação nas conferências, oficinas, mesas redondas e demais espaços de aprendizagens oferecidos pelo congresso proporcionou belas trocas de experiências além de nos fazer reconhecer que estamos empreendendo mudanças importantes em nosso colégio em consonância com o que vem sendo discutido em diversas instâncias e âmbitos da Rede Jesuíta de Educação e fundamentado nos documentos norteadores da educação na Companhia de Jesus”.
PALESTRAS DOS ESTUDANTES
O aluno vieirense Pedro Azevedo, da 2ª série do Ensino Médio, apresentou o tema “Sujeito ético e liderança”, a partir de um trabalho de pesquisa, orientado pelo professor Luís Gois, do núcleo científico do Vieira. Pedro participou da parte do evento destinada ao protagonismo estudantil dos alunos da RJE em todo o Brasil. “Foi uma honra estar aqui fazendo uma apresentação para esse corpo de educadores mostrando como foi a pesquisa para a construção do tema apresentado e, para mim, foi uma evolução pessoal, pois eu havia feito poucas apresentações em público e falar agora, assim, em um congresso tão grandioso vai me ajudar muito, tanto profissional quanto pessoalmente, inclusive na construção do meu caráter”, disse Pedro.
EXEMPLO DO NAIC E DEMAIS NÚCLEOS ESTUDANTIS
O professor Luís também foi o orientador das alunas Ana Clara Monteiro e Júlia Moreira, ambas da 2ª série EM, na apresentação, nas oficinas do evento, do tema “Núcleos acadêmicos como espaços de aprendizagens em trânsito: a experiência do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic) no Colégio Antônio Vieira”. Júlia que cursa o Ensino Médio Noturno como parte do programa assistencial da Associação Antônio Vieira, destacou o quanto a presença do evento foi importante para ela.
“A minha participação no congresso foi fundamental para o meu protagonismo estudantil, pois me permitiu ampliar meus conhecimentos sobre temas relevantes para a minha formação. Pude ainda interagir com outros estudantes e profissionais, trocando experiências e construindo uma rede de contatos essencial para o meu crescimento acadêmico e profissional. Participar de palestras e oficinas também me ajudou a desenvolver habilidades práticas e a compreender melhor as demandas da minha vida acadêmica, o que me torna uma estudante mais ativa e engajada na escola e na vida”, afirmou.
AVANÇOS PEDAGÓGICOS
Para o professor Luís, a ida ao congresso foi relevante para professores e estudantes. “Foi muito positivo poder apresentar as nossas experiências que dialogam bastante com essa ideia de inovação e, também, trazer os estudantes para fazer apresentações, representando também esse protagonismo estudantil que tanto é estimulado em nossa escola e que se consolida geralmente pelos núcleos”, como declarou, completando: “Enquanto educador, foi uma oportunidade não só de apresentar as nossas experiências profissionais, como também vivenciar e apreciar outras experiências que também são igualmente inspiradoras”.
As professoras Léa Pontes e Andréa Oliveira, coordenadoras pedagógicas respectivamente das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Vieira, também tiveram participações destacadas. Elas conduziram temas nas mesas-redondas sobre formação de professores e, também, sobre currículo e inovação. A Profa. Andréa trouxe provocações e reflexões a respeito do tema “Iniciação científica na Educação Básica; reinvenção das relações de ensino e aprendizagem?”. Já a Profa. Léa abordou o tema “Avaliação do desempenho docente à luz dos documentos norteadores e da percepção dos sujeitos avaliados”.
O coordenador de Formação Cristã do Vieira, professor João Ramiro, ressaltou a importância dos projetos apresentados pelos profissionais vieirenses, dentro do contexto sobre inovação proposto pelo congresso. “Este congresso trouxe luzes sobre as muitas possibilidades do que realmente significa inovar. Um evento que inaugura um novo tempo nas escolas da Companhia de Jesus, ao possibilitar novas reflexões e compreensões sobre como viver a fidelidade criativa à nossa missão de educar enquanto escolas da Rede Jesuíta de Educação no dia a dia”, pontuou.
GESTÃO ADMINISTRATIVA
Para além do pedagógico, outros setores de gestão das unidades educativas também imergiram nas discussões sobre inovação. “Participar do II Congresso da RJE possibilitou a ampliação de conhecimento em diversos âmbitos da educação. As abordagens feitas acerca do tempo presente e do futuro, trouxeram sempre como foco principal a inovação. Volto do Congresso, portanto, impactada pelas experiências e motivada a contribuir para que a área administrativa do Colégio Antônio Vieira seja cada vez mais impulsionada pela inovação”, conclui a diretora administrativa do colégio, Juliana Argollo.
Clique aqui e confira a cobertura completa dos congressos no site da Rede Jesuíta de Educação.
Fotos: RJE e Secom/CAV.
Leia também
-
04.12.24
Mostra CAV de Ginástica Rítmica revela evolução de ginastas vieirenses em performance solo ou em grupo
Este ano, os avanços conquistados em movimentos e técnicas foram apresentados a partir do tema '100 anos dos Studios Disney'
-
03.12.24
Turma de 1994 celebra 30 anos com visita emocionante ao Vieira
Ex-alunos, sempre vieirenses, participaram de Missa de Ação de Graças e fizeram um tour pelo colégio querido
- 03.12.24 Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Veja mensagem de estudante do Vieira
-
02.12.24
Aprendizagens múltiplas e sentimentos únicos são destacados ao final da VII ONU Colegial do Vieira
Edição marcou, com emoção e atuação brilhante dos estudantes, a última semana de aulas do ano letivo de 2024