Estudantes do Vieira recebem certificado do curso internacional para formação de líderes inacianos
Edição 2021 do Taller Arrupe foi realizada pela segunda vez virtualmente, com participação de jovens de dez países

Os estudantes Cícero Oliveira Neto, Ana Beatriz Leão, Beatriz Sarno e Raphael Caldas, todos do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, acabam de receber os certificados de conclusão do curso internacional Taller Arrupe, promovido pela Federação Latino-Americano dos Colégios Jesuítas (Flacsi). O curso tem por objetivo contribuir na formação de jovens líderes inacianos, por meio do estímulo às competências espirituais, pessoais, transversais e estratégicas, sempre a partir de um olhar humanista. Participaram da edição de 2021, a segunda realizada virtualmente, 100 jovens representantes de colégios jesuítas de 10 países: além do Brasil, Equador, Colômbia, México, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Do Brasil, seis colégios jesuítas foram representados na edição: o Vieira (BA), Anchieta (RJ), São Luís (SP), Colégio dos Jesuítas (MG), Sanfra (SP) e Medianeira (PR). No Vieira, os certificados foram entregues pela diretora-geral, professora Mariângela Risério, que cumprimentou os jovens pela formação diferenciada. O coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa), professor João Ramiro, também estava presente.
Baseado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, o curso este ano destacou os 500 anos de conversão do fundador da Companhia de Jesus. As atividades preveem rotina de oração pessoal, revisão do dia (diário), trabalhos semanais, reuniões com estudantes de outros colégios e nacionalidades, além de conferências com diversos palestrantes, tudo com acompanhamento individualizado.
SER MAGIS
No caso do Vieira, os estudantes foram assessorados pelo pastoralista Rafael Nascimento e pela auxiliar do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Vieira, Mariana Ruback, que é ex-aluna e tem experiência em edições anteriores do Arrupe. “É uma proposta que desloca o jovem para trabalhar em busca do autoconhecimento e para ser magis“, destaca Rafael Nascimento, referindo-se ao termo em latim que quer dizer mais, maior ou melhor e que também caracteriza a profunda experiência do amor de Deus, vivida por Santo Inácio de Loyola e transcrita por ele no livro dos Exercícios Espirituais.
Leia também
-
18.06.25
Após aprendizagens sobre cultura regional, Vieira entra em recesso junino. Aulas voltam no dia 10
Projetos pedagógicos realizados no primeiro semestre letivo promovem identidade cultural com foco na cidadania global
- 17.06.25 Famílias antecipam clima de alegria do São João no 'Arraiá do Vieirinha'
-
16.06.25
Quadrilha do Terceirão e Casamento na Roça marcam confraternização junina de estudantes do Vieirão
Eventos reuniram alunos dos turnos diurno e noturno em dois grandes momentos no Pátio Centenário
-
14.06.25
Mostra CAV de GR terá como tema 'O Mágico de Oz'
Clássico será inspiração para séries coreográficas do espetáculo de Ginástica Rítmica do Vieira em novembro