14.12.21

Estudantes do Vieira recebem certificado do curso internacional para formação de líderes inacianos

Edição 2021 do Taller Arrupe foi realizada pela segunda vez virtualmente, com participação de jovens de dez países

Estudantes do Vieira recebem certificado do curso internacional para formação de líderes inacianos

Os estudantes Cícero Oliveira Neto, Ana Beatriz Leão, Beatriz Sarno e Raphael Caldas, todos do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, acabam de receber os certificados de conclusão do curso internacional Taller Arrupe, promovido pela Federação Latino-Americano dos Colégios Jesuítas (Flacsi). O curso tem por objetivo contribuir na formação de jovens líderes inacianos, por meio do estímulo às competências espirituais, pessoais, transversais e estratégicas, sempre a partir de um olhar humanista. Participaram da edição de 2021, a segunda realizada virtualmente, 100 jovens representantes de colégios jesuítas de 10 países: além do Brasil, Equador, Colômbia, México, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai. 

Do Brasil, seis colégios jesuítas foram representados na edição: o Vieira (BA), Anchieta (RJ), São Luís (SP), Colégio dos Jesuítas (MG), Sanfra (SP) e Medianeira (PR). No Vieira, os certificados foram entregues pela diretora-geral, professora Mariângela Risério, que cumprimentou os jovens pela formação diferenciada. O coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa), professor João Ramiro, também estava presente.

Baseado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, o curso este ano destacou os 500 anos de conversão do fundador da Companhia de Jesus. As atividades preveem rotina de oração pessoal, revisão do dia (diário), trabalhos semanais, reuniões com estudantes de outros colégios e nacionalidades, além de conferências com diversos palestrantes, tudo com acompanhamento individualizado. 


SER MAGIS

No caso do Vieira, os estudantes foram assessorados pelo pastoralista Rafael Nascimento e pela auxiliar do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Vieira, Mariana Ruback, que é ex-aluna e tem experiência em edições anteriores do Arrupe. “É uma proposta que desloca o jovem para trabalhar em busca do autoconhecimento e para ser magis“, destaca Rafael Nascimento, referindo-se ao termo em latim que quer dizer mais, maior ou melhor e que também caracteriza a profunda experiência do amor de Deus, vivida por Santo Inácio de Loyola e transcrita por ele no livro dos Exercícios Espirituais.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo