Estudantes do Vieira recebem certificado do curso internacional para formação de líderes inacianos
Edição 2021 do Taller Arrupe foi realizada pela segunda vez virtualmente, com participação de jovens de dez países
Os estudantes Cícero Oliveira Neto, Ana Beatriz Leão, Beatriz Sarno e Raphael Caldas, todos do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, acabam de receber os certificados de conclusão do curso internacional Taller Arrupe, promovido pela Federação Latino-Americano dos Colégios Jesuítas (Flacsi). O curso tem por objetivo contribuir na formação de jovens líderes inacianos, por meio do estímulo às competências espirituais, pessoais, transversais e estratégicas, sempre a partir de um olhar humanista. Participaram da edição de 2021, a segunda realizada virtualmente, 100 jovens representantes de colégios jesuítas de 10 países: além do Brasil, Equador, Colômbia, México, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Do Brasil, seis colégios jesuítas foram representados na edição: o Vieira (BA), Anchieta (RJ), São Luís (SP), Colégio dos Jesuítas (MG), Sanfra (SP) e Medianeira (PR). No Vieira, os certificados foram entregues pela diretora-geral, professora Mariângela Risério, que cumprimentou os jovens pela formação diferenciada. O coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa), professor João Ramiro, também estava presente.
Baseado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, o curso este ano destacou os 500 anos de conversão do fundador da Companhia de Jesus. As atividades preveem rotina de oração pessoal, revisão do dia (diário), trabalhos semanais, reuniões com estudantes de outros colégios e nacionalidades, além de conferências com diversos palestrantes, tudo com acompanhamento individualizado.
SER MAGIS
No caso do Vieira, os estudantes foram assessorados pelo pastoralista Rafael Nascimento e pela auxiliar do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Vieira, Mariana Ruback, que é ex-aluna e tem experiência em edições anteriores do Arrupe. “É uma proposta que desloca o jovem para trabalhar em busca do autoconhecimento e para ser magis“, destaca Rafael Nascimento, referindo-se ao termo em latim que quer dizer mais, maior ou melhor e que também caracteriza a profunda experiência do amor de Deus, vivida por Santo Inácio de Loyola e transcrita por ele no livro dos Exercícios Espirituais.
Leia também
-
15.05.26
JIP: Guilherme Bellintani e Flávia Silva abordam carreira, desafios e conquistas em palestras no Vieira
Tradicional Jornada de informação Profissional do colégio promoveu rodas de conversa com profissionais de diversas áreas para estudantes do Terceirão
-
15.05.26
Espetáculo Mulher Preta, de Sheyla Bastos, estreia em apresentação exclusiva para colaboradores do Vieira na Sala de Arte Sálua Chequer
Peça, que provoca reflexões a partir do cotidiano de mulheres pretas, é promovida pelo Comitê para Educação Étnico-racial do do colégio
-
14.05.26
Anec celebra data especial com mobilização
Ação reforça compromisso das escolas e universidades católicas com formação voltada para a vida, fraternidade e bem comum
- 12.05.26 Fiéis baianos celebram Nossa Senhora de Fátima em santuário no Vieira