Estudantes do Vieira participam de Trilha Inaciana em dia de crescimento espiritual e descontração
Atividades na Fazenda Boaventura, em Abrantes (Camaçari), foram conduzidas por jovens do EFI
Uma caminhada pela mata de 1,5 Km ganhou ainda mais significado para além da apreciação da natureza. Por meio do projeto Trilha Inaciana, realizado no último dia 13, estudantes do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira puderam participar de um momento singular de crescimento espiritual. Em roteiro e proposta organizados pelos alunos monitores que participaram este ano do Encontro de Formação Integral (EFI) no Rio Grande do Sul, os jovens puderam fazer uma alusão entre o percurso percorrido por eles, na Fazenda Boaventura, no Litoral Norte, com o trajeto da peregrinação, conversão e afirmação da fé de Santo Inácio de Loyola na Europa – desde Pamplona, na Espanha, onde foi ferido na guerra, até a fundação da Companhia de Jesus, em Roma, na Itália, no século XVI. O Vieira faz parte da Companhia de Jesus.

Na época, o então peregrino percorreu Pamplona, Loyola, Montserrat, Manresa, Jerusalém, Paris e Roma, cidades representadas a cada parada na Trilha para momentos de reflexão. Em cada lugar, um pouco da história do santo e significados trazidos para a atualidade, que os jovens puderam comparar com sua realidade pessoal, avaliando desafios e conquistas, bem como reconhecendo pessoas importantes em suas trajetórias de vida até então.
A trilha também alternava entre percursos íngremes que exigiam mais resistência e outros mais leves, que foram comparados a situações da vida, em dinâmicas conduzidas pelos monitores, alunos egressos do EFI – encontro formativo promovido pela Rede Jesuíta de Educação com o objetivo de despertar nos jovens a liderança inaciana, voltada para atuar para e com os demais.
PROTAGONISMO

“Foi um evento maravilhoso, uma ação muito proveitosa e profícua, com os participantes se envolvendo bastante, a partir de atividades que tocaram a todos, resultando em partilhas muito profundas, ao possibilitar aos estudantes um norte de introspecção e pensamento sobre propósito de vida, reconhecimento e gratidão também às pessoas que fazem sentido na vida deles”, avaliou o pastoralista Leandro Faria. Ele destacou o protagonismo dos jovens, ressaltando que a atuação da equipe pastoral no evento foi mais de intermediação, além da grata constatação do crescimento espiritual dos estudantes.
Após a trilha, a programação ainda contou com atividades esportivas, banho de piscina, ordenha de leite na vaca e outras experiências típicas de fazenda, além de dinâmicas recreativas que ampliaram a integração entre os jovens. Confira agora na galeria mais fotos desse dia especial!
Fotos: Formação Cristã/CAV
Leia também
-
12.12.25
Estudantes atores do Cia Teatro Griô encantam público em apresentação de 'A odisseia da Odisseia'
Mostra artística revelou aprendizagens do curso livre para alunos do Vieira
-
12.12.25
Com marca assinada por Bel Borba, turma de 1975 do Vieira celebra 50 anos com reencontro
Evento reuniu eternos amigos em um bar e restaurante no bairro da Pituba
-
11.12.25
Marimpietri conduz formações para professores e gestores no PDG e Planejamento Pedagógico
Palestras fazem parte do conjunto de ações do Vieira voltadas para a saúde mental da equipe
-
10.12.25
Peça 'Foi por Esse Amor' valoriza relações familiares em apresentação para colaboradores do Vieira
Sessões exclusivas na Sala de Arte Sálua Chequer agradaram público, que aplaudiu de pé