Estudantes do Vieira participam da maior olimpíada de Matemática do mundo
Provas da competição internacional serão realizadas no Brasil nesta quinta e sexta-feira

O Departamento de Matemática do Colégio Antônio Vieira está incentivando os estudantes da instituição a participar da edição 2023 da Olimpíada Canguru de Matemática. É a maior competição da disciplina no mundo, sendo realizada em mais de 80 países pela associação internacional Canguru Sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières -AKSF). No Brasil, as provas on-line estarão disponibilizadas nos dias 23 e 24, podendo o estudante escolher um dos dois dias.
O concurso é feito por nível, envolvendo estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM) de mais de 3 mil escolas brasileiras inscritas. No caso dos estudantes do Vieira, basta, no dia escolhido, entrar na página do concurso e usar o login e a senha que já foram enviados, por e-mail, aos responsáveis, além de disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
OPORTUNIDADE
“O Colégio Antônio Vieira está sempre oportunizando aos seus alunos uma chance de ampliarem seus horizontes e desenvolverem seu potencial em Matemática, através do maior concurso de matemática do planeta. Aproveite o Concurso Canguru de Matemática Brasil como uma oportunidade de grande benefício para sua vida escolar. Não desperdice essa chance de participar de um evento científico internacional que transversaliza por mais de 80 países”, diz a professora Lívia Cardoso, uma das coordenadoras do Departamento de Matemática do colégio. Os participantes concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze.

A professora Lívia confia no potencial dos estudantes e lembra que eles só têm a ganhar participando do concurso, mesmo não sendo obrigatório. “A prova é adequada, desafiadora e divertida”, diz ela que espera que, além dos professores, os familiares dos alunos os estimulem a participar, “pois as habilidades de pensamento matemático propostas pela Equipe Canguru, a cada ano, são muito interessantes e necessárias para os educandos”, como frisa.
“Além da ampliação de conhecimento, desenvolvimento de raciocínio e acréscimo de experiências promovidas para todos os participantes, os estudantes que estão no Ensino Médio ainda têm mais uma possibilidade de ingressar em cursos de graduação de algumas universidades brasileiras de ponta, como é o caso da Unicamp, que agora também considera como critério o desempenho nas olimpíadas do conhecimento”, concluiu a professora Lívia. No ano passado, 85 alunos do Vieira foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito.
Foto: Secom/CAV
Leia também
-
08.05.25
Habemus Papam! Igreja tem um novo sucessor de Pedro
O Conclave elegeu o cardeal Robert Prevost como o 267º Bispo de Roma. O anúncio à multidão foi dado pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
-
07.05.25
'Com Maria, peregrinar na esperança' é tema da Festa de Nossa Senhora de Fátima
Ponto alto das celebrações será no dia 13 com missa festiva no Santuário
-
05.05.25
Em programação especial, mães vieirenses são homenageadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Missa, com participação do coral infantil, além de atividades organizadas pela APM, marcaram manhã festiva
-
02.05.25
Educação jesuíta em um mundo com Inteligência Artificial. Confira princípios adotados em rede
Coordenadora de informática da TI Corporativa da Província dos Jesuítas do Brasil aborda o tema