07.05.21

Estudantes do Vieira ganham projeção na internet com dicas de estudo e poesia

Aluna e ex-aluna usam redes sociais para ajudar outros jovens no aprendizado​ e são motivo de orgulho, em especial, para suas mães

Estudantes do Vieira ganham projeção na internet com dicas de estudo e poesia

Como exemplo da importância de uma educação voltada para a cidadania global, duas jovens estudantes, uma aluna e outra ex-aluna do Colégio Antônio Vieira, estão ganhando projeção na internet, com a publicação de vídeos e textos no Instagram. Por meio da rede social, elas se destacam recitando poemas ou publicando dicas especiais para ajudar outros estudantes no aprendizado. São elas: a aluna Beatriz Neiva, da 1ª série do Ensino Médio, e a ex-aluna Nathália Peltier, que concluiu o Ensino Médio no Vieira no ano passado e agora está cursando Direito na universidade. Vamos conhecer um pouco mais da história de cada uma delas?

BEATRIZ NEIVA – POESIA EM LIVRO E NA REDE

Depois de ter lançado um livro no final do ano passado, com título “Café, Avoador e Outras Memórias”, a jovem Beatriz Neiva e seu talento para a poesia têm chamado muita atenção entre os estudantes, não apenas do Colégio Antônio Vieira – onde ela é aluna da 1ª série do Ensino Médio –, mas também da rede pública de ensino de Salvador. Este ano, nossa Bia foi até convidada para participar do projeto “Então… Vamos brincar de poesia?”, divulgado em perfil no Instagram em uma iniciativa da Escola Municipal Teodoro Sampaio. A ideia é estimular estudantes da instituição, situada no bairro da Santa Cruz, a também gostar de poesia, inspirando-se no exemplo de outros jovens como Beatriz.

A estudante Beatriz Neiva lançou livro de poemas no final do ano passado em solenidade na Faculdade 2 de Julho, enchendo de orgulho a mamãe Nordélia

O exemplo da filha é um presente para a professora Nordélia Neiva, em meio às comemorações pelo Dia das Mães, neste domingo (9). “É um orgulho ser mãe de uma poetisa, de uma jovem, que tem o dom de tocar as pessoas com as palavras. E uma palavra que uso neste momento é gratidão: sou grata a Deus pelo dom divino concedido a Bia e, também, ao Colégio Antônio Vieira, instituição que muito contribui com nossa família ao oferecer uma formação que também estimula esse protagonismo nos jovens”, diz a professora Nordélia, que é doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A família fez questão de doar exemplares do livro de Beatriz para a biblioteca do Vieira. Quem quiser adquirir a obra, pode acessar, diretamente, o site da editora CRV.

Confira agora a participação de nossa Bia no Projeto “Então… Vamos brincar de poesia?” no Instagram!

NATHÁLIA PELTIER – DESTAQUE COM STUDYGRAM

Quem já está consolidando um perfil próprio no Instagram, na linha studygram, é a nossa ex-aluna Nathália Peltier. Desde o ano passado, quando ela cursava a 3ª série do Ensino Médio (EM) no Vieira, os colegas já a incentivavam a compartilhar com o público seus excelentes resumos e mapas mentais sobre temas tratados em aula.

“Desde sempre amei fazer resumos, deixar o caderno organizado, usar canetas coloridas nos apontamentos e ajudar meu colegas (pois muitos pediam cópias dos meus resumos para estudar). A partir da 2ª série do Ensino Médio, comecei a desenvolver a ideia de fazer um studygram, mas ficava protelando. No ano seguinte, meus amigos começaram a me motivar e, assim, fui amadurecendo o projeto. Como estava me dedicando aos estudos para ingresso na universidade, somente agora, em 2021, pude colocá-lo em prática”, conta a ex-aluna e atual estudante de Direito.

Nathália Peltier está à frente do studygram @npstudy que vem ganhando centenas de seguidores

Assim nasceu, em fevereiro deste ano, o perfil @npstudy, que reúne dicas de estudo, reels sobre como fazer resumos, stories sobre rotinas recomendadas e dicas de lettering (arte de desenhar letras), entre outros conteúdos que contribuem com os estudantes em geral na organização e desenvolvimento de métodos para um maior rendimento na aprendizagem. Mesmo lançado há pouco tempo e tendo um conteúdo exclusivamente voltado para potencializar a construção do conhecimento, o perfil @npstudy alcançou este mês 1k de seguidores. Agora, já são mais de mil pessoas ligadas nas dicas da nossa querida Nathy!

Irmã do nosso aluno Alexandre, do 6º ano do Ensino Fundamental, Nathália e família comemoram a conquista. “Ficamos impressionados porque ela não é blogueira e o perfil não tem sequer uma foto dela e, em menos de três meses, alcança tantos seguidores e milhares de visualizações nos reels”, conta a assistente social Edenilza Peltier, mãe da jovem. “Fico feliz de ver que, mesmo nesses tempos tão difíceis de pandemia, nossa filha está investindo em conteúdos especiais que as pessoas também vêm dando muito valor”, diz ela, representando todas as mamães vieirenses, felizes pelo presente especial que os filhos representam neste Dia das Mães.

Fotos: acervos pessoais