Estudantes do Vieira expressam pela arte aprendizagens sobre direitos humanos
Culminância do projeto MDH mobilizou alunos do 9º ano do EF enquanto agentes de transformação social
Um ambiente de aprendizagem inclusivo, respeitoso e crítico, que possibilite aos estudantes construir novos conhecimentos e potencializar habilidades, por meio de quatro objetivos: compreender e valorizar a diversidade humana; desenvolver habilidades para a cidadania ativa; reconhecer e respeitar os direitos humanos; além de estimular o pensamento crítico e reflexivo. Esta é a proposta do projeto pedagógico interdisciplinar Movimento Direitos Humanos (MDH), destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. A expressão artística foi a forma escolhida para expor um pouco das aprendizagens e vivências da edição 2024 do projeto, na culminância realizada nos últimos dias 13 e 14, na Sala de Arte Sálua Chequer.
“A proposta pedagógica buscou inspirar os estudantes a se tornarem agentes de mudança, comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a partir de importantes eixos norteadores: diversidade e inclusão; cidadania e participação; direitos humanos e justiça social; e, educação para a paz e o diálogo”, definiu a coordenadora pedagógica da série, professora Isabel Cezimbra. Os estudantes, por sua vez, mostraram, por meio dos textos interpretados e da linguagem corporal, o senso crítico e a sensibilidade para com os conflitos relacionados à falta de respeito aos direitos humanos na contemporaneidade.

AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
O repertório apresentado é um dos expoentes das atividades realizadas ao longo do ano, que envolveram o estudo e compreensão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, análise de questões sociais e políticas da atualidade; além da promoção da empatia e da solidariedade e o próprio desenvolvimento de habilidades de comunicação. O espetáculo, realizado por turmas, foi dirigido aos próprios estudantes da série, multiplicando as aprendizagens. “Que essa proposta inspire uma nova geração de líderes e cidadãos comprometidos com os direitos humanos”, disse a Prof. Isabel, feliz com os resultados.
Confira mais fotos da culminância do projeto!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
17.09.26
AVLA - Sarau dos Sonhos e Grammy Awards revelam potência do protagonismo estudantil no Vieira
Academia Vieirense de Letras e Artes brindou o público com mostra de dança, artes plásticas, fotografia e poesia
-
17.09.26
ARTIGO - 'O legado dos cientistas negros na ciência moderna', por Nalu Almeida
Confira o texto de autoria da estudante vieirense publicado na Revista de Incentivo ao Conhecimento (RIC), do Naic*
-
16.09.26
EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: aulas para crianças sobre moda afro e história da capoeira evidenciam influências culturais da capital baiana
Atividades fazem parte das aprendizagens do projeto interdisciplinar "Salvador: território africano"
-
16.09.26
Começa a Expociência do Vieirinha! Mostra científica do colégio é tema de reportagem no canal Educa Tudo
Evento tem este ano como novidades a ampliação da proposta interdisciplinar com eixos temáticos para 6º e 7º anos EF e a estreia da Educação Infantil