Estudantes do Vieira embarcam para a final da Olimpíada Nacional de História na Unicamp
Após vencerem seis etapas classificatórias, três equipes do colégio disputam agora a medalha de ouro

Nove estudantes do Colégio Antônio Vieira, divididos em três equipes, embarcam para São Paulo na próxima sexta-feira (19) para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), na Universidade de Campinas (Unicamp). Os alunos viajam acompanhados pelo professor de História, Thiago Palma, que integra todas as equipes vieirenses oficialmente como orientador (foto acima), além da coordenadora pedagógica do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e da 1ª série do Ensino Médio, professora Léa Pontes.
Este ano, estão na final duas equipes formadas por alunos da 3ª série EM e outra, da 1ª série EM. Eles vão concorrer às medalhas de ouro, prata e bronze com 320 grupos de todo o Brasil. Organizada pela Unicamp em parceria com a Associação Nacional de História (Anpuh), a ONHB é destinada a estudantes do 8º ano EF à 3ª série do EM. A prova final está prevista para sábado (20). No domingo, será a cerimônia de premiação.

APOIO
“Essa edição foi mais difícil com mais de 18 mil inscritos, contra 9 mil do ano passado, mas, ainda assim, conseguimos ter três equipes na final e com chances de medalha, o que mostra o quanto temos avançado ano a ano em nosso desempenho nesta olimpíada nacional”, diz o professor Thiago Palma, agradecendo também pelas importantes orientações dadas pela professora de Redação, Bárbara Hurst, que fizeram diferença para os bons resultados obtidos. Ele também destaca o apoio das coordenações pedagógicas das séries.

A OLIMPÍADA
A coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH), Cristina Meneguello, revelou o quanto está satisfeita com a retomada da final presencial da ONHB. “É uma experiência muito importante para as equipes, pois é uma oportunidade de conhecerem uma universidade como a Unicamp e interagirem com estudantes de todo o Brasil”.
A professora ressalta a Olimpíada como significativa ferramenta de ensino de História do Brasil. “Estimula a análise crítica dos estudantes, contribuindo para a preparação de alunos para vestibulares, concursos e exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio”, como completou Cristina Meneguello.
A ONHB conta com seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. Na final, no sábado, as equipes farão uma prova dissertativa. No dia seguinte, serão anunciados os grupos medalhistas em uma cerimônia festiva, no Ginásio da Unicamp. Serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, além de medalhas de honra ao mérito.
Boa viagem e boa sorte para os nossos já campeões de História!
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram