Estudantes do Vieira consolidam múltiplas aprendizagens em visita à Casa das Histórias e Osid
Atividades mobilizaram alunos do 3º e 7º anos do Ensino Fundamental

Com o objetivo de ampliar as aprendizagens sobre a história da capital baiana, as crianças alunas do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira visitaram, nos últimos dias 7, 10 e 14 – conforme a turma, a Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio. A aula de campo fez parte das atividades do projeto interdisciplinar Salvador: Território Africano, permitindo aos estudantes consolidar conhecimentos, ao conferir o acervo do centro cultural, além de ter acesso a curiosidades nas apresentações feitas pelos guias do local. Na mesma semana, estudantes do 7º ano EF, por sua vez, estiveram nas Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma, como parte do projeto Experiência de Fraternidade, realizado em parceria pela equipe de Formação Cristã e Serviço de Orientação Educacional (SOE).

HISTÓRIAS PARA APRENDER E CONTAR

A Casa das Histórias de Salvador, inaugurada em janeiro de 2024, propõe-se a ser “um espaço de educação, de pluralidade, de inclusão, de novos olhares, de saberes e de reflexão no qual tempo e memória se fundem, ora pela história, ora pelas dinâmicas que constroem diariamente a cidade”, permitindo ao visitante “uma experiência pioneira de interagir com acontecimentos, lugares e gente, podendo conhecer histórias que seguem transformando, ao longo de quase cinco séculos, os diversos povos que deram origem à primeira capital do Brasil. Além disso, a Casa das Histórias joga luz sobre Salvador ao reforçá-la como um dos principais centros urbanos, paisagísticos, arquitetônicos e culturais do país, valorizando seu patrimônio e estimulando ainda mais seu potencial turístico”, como destaca o site oficial do espaço. Para a equipe pedagógica da série, a aula de campo possibilitou aos alunos “uma reflexão sobre os sentidos, memórias e futuro da capital baiana”.

SANTA QUE FAZ HISTÓRIA
O exemplo de Santa Dulce dos Pobres e suas obras assistenciais são um legado para as novas gerações. Uma referência para o projeto pedagógico dos alunos do Vieira, que não se limita apenas à excelência acadêmica, buscando oferecer uma formação integral aos estudantes. A partir de experiências de fraternidade, os alunos desenvolvem princípios humanistas cristãos e as chamadas soft skills, que os preparam para atuar em prol da transformação social. Na visita ao Centro de Geriatria e Gerontologia das Osid, no último dia 16, os estudantes do 7º ano EF aprenderam um pouco mais sobre respeito, empatia, solidariedade e amor ao próximo. Eles também conheceram a história da santa baiana e como ela também fez e continua fazendo história na cidade de Salvador, quando visitaram o Memorial e o Santuário Santa Dulce dos Pobres, além do monumento em homenagem ao Anjo Bom da Bahia.
Confira alguns registros dessas visitas repletas de aprendizagens!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
21.10.25
Bailinho dos Profs celebra papel dos professores para avanços da missão educativa do Vieira
Evento coroou série de homenagens à equipe docente do colégio
-
20.10.25
Colaboradores do Vieira vestem rosa e alertam comunidade para atenção ao câncer de mama
Ação marca série de atividades voltadas para a conscientização sobre os cuidados necessários
-
20.10.25
Crianças pedem e casa fica! Casa do Brincar passa a compor espaço de aprendizagens do Vieirinha
Equipamento foi inicialmente instalado para a Semana da Criança
-
17.10.25
Enem para além dos modelos e módulos. Saiba como o Vieira prepara jovens em seus projetos de vida
Confira a íntegra da matéria publicada na revista VIEIRA+