Crianças pedem e casa fica! Casa do Brincar passa a compor espaço de aprendizagens do Vieirinha
Equipamento foi inicialmente instalado para a Semana da Criança
Construída pela equipe do Setor de Manutenção do Colégio Antônio Vieira (Seman) especialmente para a Semana da Criança – realizada dos últimos dias 6 a 12 de outubro – , a Casa do Brincar passa agora a compor, em definitivo, o conjunto de espaços voltados para o incentivo à cultura da infância existentes no Vieirinha, unidade do colégio destinada às crianças. Os riscados no chão estimulando brincadeiras no mundo real, como Amarelinha, Circuito e Pára-Pula, também devem permanecer no pátio de recreação.
A decisão acolhe aos pedidos da própria garotada, diante do sucesso dos equipamentos que, a princípio, só seriam instalados temporariamente na área dos pátios. “Foi uma das coisas mais legais que tiveram na Semana da Criança, mas agora a gente quer poder brincar de receber os amigos em casa todo os dias!”, resumiu a Anitta Cad, aluna do 6º ano.

“Brincar de casinha, feitas de caixa de papelão, lençol e outros materiais, sempre encantou as crianças por gerações, e a montagem de um equipamento com janelas, porta e mobília, em tamanho ideal para as crianças de diversos tamanhos, incentivou o resgate da imaginação e da interação no mundo real para receber amigos ou brincar de família, o que nos deixou, particularmente, muito felizes em um mundo em que as crianças estão muito sujeitas ao excesso de atividades nas telas”, destacou a professora Sálua Chequer, coordenadora de Projetos Culturais do Vieira e especialista em temas relacionados à cultura da infância e identidade regional.

“Montar a Casa do Brincar era um antigo sonho e a nossa proposta acabou sendo acolhida com muito carinho e dedicação pela equipe do Seman, sob a coordenação da engenheira Luciana Paz, que construiu o equipamento para as crianças do colégio com atenção aos mínimos detalhes, com uma estrutura que pudesse ser montada e desmontada nos eventos infantis, como a Semana da Criança”, conta a Profa. Sálua. A numeração é outro detalhe especial: o ano de fundação do Vieira (1911).
BRINCAR E APRENDER
A professora conta que, ainda durante a Semana a Crianças e logo imediatamente após, muitas crianças a encontravam no pátio e pediram para que a casa não fosse desmontada. Então, ela levou os apelos à direção do colégio e à coordenação do Vieirinha que, prontamente, acolheram aos pedidos. “É mais um equipamento que contribui com a proposta pedagógica do Vieirinha que, há mais de 60 anos, busca promover aprendizagens valorizando a cultura da infância e, por isso, a Casa do Brincar agora faz parte do dia a dia das nossas crianças que tiveram seu pedido atendido, de forma muito sensível, pelos nossos diretores”.

O Vieirinha, assim, consolida-se cada vez mais como uma casa de aprender e brincar!
E, como dizem as crianças, doninhas da casa: “Entre e fique à vontade!”.
Veja mais fotos da casa!
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
06.11.25
Às vésperas da COP 30, estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira aprendem mais sobre proteção ambiental em aula de campo na Coppa
Durante visita, jovens assistiram palestra técnica sobre atividades desenvolvidas pela Companhia da Polícia Militar baiana
-
06.11.25
Aulões Enem marcam semana de atividades no Vieirão
Às vésperas das provas, estudantes têm aulas direcionadas para o Exame Nacional
- 05.11.25 Em nova Carta Apostólica, Papa Leão XIV afirma que educar é promover a dignidade, a justiça e a confiança num mundo em conflito
-
05.11.25
The Movie Project! Crianças revelam aprendizagem bilíngue em linguagem de cinema
Projeto mobilizou estudantes do 5º ano EF do Vieira ampliando a fluência no inglês