Estudantes do Vieira apresentam aprendizagens sobre cultura nordestina e heranças africanas
Temas marcaram os projetos interdisciplinares que envolveram estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

Com a presença das famílias como convidadas especiais, os estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira apresentaram, em outubro, um pouco das aprendizagens que tiveram durante o ano letivo acerca da cultura nordestina e heranças africanas, respectivamente. Foram dois momentos que encantaram pais e responsáveis. Primeiro, no Auditório Mabel Velloso, as crianças mostraram o repertório musical bem típico do tema trabalhado, cantando e tocando instrumentos diversos, entre outras performances; depois, no Pátio Aquarela, as famílias puderam conferir a mostra de arte, com pinturas e outras linguagens que expressaram os novos conhecimentos conquistados.
As apresentações foram prestigiadas pelo diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, que em dezembro assume a Diretoria-Geral do colégio. O coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, também conferiu os espetáculos das crianças, além de toda a equipe pedagógica das séries, coordenada pela professora Mariângela Rosier.
CIDADANIA REGIONAL E GLOBAL
Com o tema “(En)cantos do Nordeste: nossos jeitos de ser”, os alunos do 6º ano EF literalmente deram um show, encantando a todos e revelando a importância das aprendizagens em diversas disciplinas que também enfatizaram a identidade cultural. “A partir do projeto, os estudantes puderam refletir sobre de que forma eles, como jovens cidadãos, reconhecem os valores da própria cultura e contribuem para a construção identitária do povo da região”, destacou a equipe pedagógica. A proposta visa justamente “formar sujeitos interculturais, integrando os diferentes saberes, as diversas manifestações para uma cidadania global, comprometida com o respeito e a valorização da diversidade”. As apresentações ocorreram de 18 a 20 de outubro.

HUMANIDADES
Uma identidade cultural que também tem origem em outros continentes, sobretudo na África. O tema “Humanidades e Heranças Africanas” marca o projeto interdisciplinar dos estudantes do 7º ano EF, que também brilharam em suas apresentações na edição 2023. Além da valorização da cultura, eles puderam aprender, discutir e refletir sobre questões, como racismo, a partir de indicadores que revelam a discriminação em diversos setores sociais, estudando também, por outro lado, as potencialidades e belezas da raça, bem como sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil e do mundo. Tudo mostrado com muita música, entre outras linguagens, todas pautadas pela leveza e consciência crítica. As apresentações se deram logo no início do mês passado: de 3 a 6 de outubro.
Confira agora mais fotos em nossa galeria!
Leia também
-
18.07.25
Orquestra sinfônica apresenta concerto 'Vozes do Sagrado' com entrada franca no santuário do Vieira
Maestro Carlos Prazeres faz a regência da apresentação que terá como solistas a soprano Marília Vargas e o trompetista Heinz Schwebel
-
18.07.25
Vieira é mais uma vez medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Estudantes do colégio conquistaram, ao todo, 21 medalhas de ouro, prata e bronze, superando edição passada
-
17.07.25
Estudantes ganham destaque em publicações da Natura e Confederação Brasileira de Basquete
Para além do potencial acadêmico, as alunas vieirenses também tiveram outros talentos e competências reconhecidos nacionalmente
-
17.07.25
Oração de Taizé de julho no Vieira faz homenagem a Santo Inácio de Loyola
Edição especial marca mês de celebrações ao santo fundador da ordem religiosa da qual faz parte o colégio